O mercado de higiene e beleza desacelerou em 2019 no Brasil. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal e Cosméticos (Abihpec), as vendas cresceram apenas 0,69% de janeiro a outubro de 2019, ante 2% no mesmo período do ano anterior. Para 2020, é esperado um avanço nas vendas de apenas 1,54%, descontada a inflação prevista, e um crescimento nominal do setor de 5,1%.

Em entrevista ao jornal Valor, João Carlos Basilio, presidente executivo da Abhipec, classificou 2019 como um ano “difícil” para a indústria, com a concorrência das grandes marcas com as pequenas ficando mais acirrada, e novas marcas ganhando mercado. 

Por categoria, no período de janeiro a outubro de 2019, as vendas de produtos de higiene foram as mais representativas (50%), seguidas pelas vendas de cosméticos (22%), as de perfumaria (16%), e tissue (12%).

Entre os produtos que perderam mercado em 2019 estão os permanentes e alisantes, que registraram queda de 14,8%, seguidos por fio dental (-13,3%), preparações para barbear (-12,95), maquiagem para a boca (-11,7%), e maquiagem para os olhos (-9,7%).

Em relação aos produtos com maior crescimento nas vendas no ano, as tinturas para cabelo tiveram maior destaque, com crescimento de 16,1%, seguidas pelos protetores solares (+14,1%), desodorantes (+5,1%), produtos de cuidados com a pele (+3,3%) e, por último, sabonetes (3,2%).

Fonte: https://br.fashionnetwork.com/news/Mercado-de-beleza-registra-desaceleracao-no-brasil-em-2019,1181918.html

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