A escola, que acaba de mudar de nome e identidade visual, realiza a primeira incursão internacional e planeja levar seu conhecimento para diferentes lugares no Brasil.
A Perfumaria Paralela agora se chama Paralela Escola Olfativa. A mudança de nome e identidade visual, que acontece no seu sétimo ano de mercado, se deu para institucionalizar o que o negócio sempre foi, de acordo com sua fundadora Alessandra Tucci.
Com mais de 20 anos de carreira em perfumaria, construída em duas tradicionais empresas do setor, a Firmenich e a IFF, a avaliadora olfativa, administradora e profissional de marketing e vendas de fragrâncias, decidiu usar sua experiência para empreender.
Pesquisando novos modelos e oportunidades dentro do segmento, ela foi apresentada à escola francesa de perfumaria Cinquième Sens. “Não era uma escolha óbvia para mim. Mas para todos que eu falava ‘uma escola de francesa perfumaria’, a resposta era muito positiva”, afirma.
Tucci foi para Paris conhecer o trabalho da Cinquième Sens e voltou decidida a trazer a escola para o Brasil. Com um contrato de exclusividade no país de licença de uso da marca e seu conteúdo, ela inaugurou em 2012 a Perfumaria Paralela. “A perfumaria estava tão dentro de mim que, quando abri o negócio, eu levei isso para seu nome. Mas a gente tinha um certo incômodo com isso, porque não era uma perfumaria, não era uma loja”, diz. “Nós sempre fomos uma escola. Sempre trabalhamos com treinamento e educação”.
A empresária conta que mais de 1000 alunos já estudaram em sua escola, situada na cidade de São Paulo. Por ela passaram pessoas que já trabalham na indústria, apaixonados por fragrâncias que querem começar um negócio no ramo e também pequenos empreendedores de todo o país. “Foi muito interessante ver a necessidade que essas pessoas tinham – e tem – por uma profissional com minha experiência para colaborar com o negócio deles. É bom se sentir útil e fazer a diferença no empreendimento do outro, enquanto o seu próprio vai crescendo”.
Ela também calcula que mais de 300 mil profissionais de venda de perfumes foram impactados por meio dos treinamentos da Paralela para clientes corporativos, como Natura e O Boticário. “O mercado continua precisando de mão de obra qualificada”, aponta.
Junto com a troca de nome e identidade visual, a escola realiza sua primeira incursão internacional. Alessandra Tucci levou uma turma de 15 alunos para a Europa, para uma experiência imersiva e aulas na matriz da Cinquième Sens. O próximo plano é impulsionar a atuação da escola pelo Brasil.
“Acho um passo natural ir mais além no Brasil. Hoje, nossos alunos e clientes vêm até nós, mas queremos levar esse conhecimento para outros locais, seja em parceria com marcas ou por conta própria, porque a perfumaria é muito mais do que São Paulo”, diz. Ela também confessa o desejo de ampliar as instalações da escola, mas prefere dar um passo de cada vez.
“Nosso desejo é trazer ainda mais respeito e valorização à perfumaria. Na velocidade das coisas, muita coisa vai se perdendo”, afirma a fundadora da Paralela. Ela se mostra otimista com a categoria no país. “O Brasil tem todos os aspectos positivos: uma população grande, uma cultura favorável ao uso de perfumes, sem nenhuma restrição. Só que ainda sabemos muito pouco”. Segundo a empresária, saber mais é bom para todo mundo. “Um consumidor consciente entende o que está por trás de um produto e pode se dispor a pagar mais ele”.
Para Tucci, isso cria um círculo virtuoso que movimenta toda a cadeia. “Acreditamos que a educação leva à inovação”, completa.
Fonte: https://www.brazilbeautynews.com/nosso-desejo-e-trazer-ainda-mais-respeito-e,3312
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