Pandemia só aumentou a pressão para eficácia, segurança, transparência, ética e sustentabilidade em higiene e beleza

O consumidor de higiene e beleza, especialmente após viver essa inédita experiência de vida que está sendo a pandemia do Covid-19, não se contenta mais com simples claims “natural”, “vegano”, “sem crueldade” e muitos outros que a indústria vem utilizando maciçamente.  Sua expectativa, cada vez mais, engloba uma série de exigências, que incluem, além de naturalidade, eficácia, transparência, segurança e sustentabilidade.
Estudo da Mintel aponta que o movimento natural continua a direcionar a indústria da beleza, à medida que os consumidores se tornam mais conscientes dos ingredientes dos produtos de beleza que compram e buscam o que é considerado seguro.
Confirmando a tendência, Elton Morimitsu, consultor de beleza e saúde da Euromonitor International, em sua participação do evento Semana Abihpec de Mercado, no dia 3 de setembro, destacou a preferência dos consumidores por produtos clean beauty, com fórmulas minimalistas e ingredientes naturais. “As pesquisas mostram que os consumidores preferem as marcas que trazem ativos naturais e orgânicos na composição e que tenham preocupação com sustentabilidade”.

Colocando em prática
Uma tendência identificada pela Mintel, que provou ser muito influente é ‘Water: the new luxury’ (Água: o novo luxo), que considera a possibilidade de utilizar água reciclada, novas fontes de água ou não utilizar água para formular produtos.

Um bom exemplo é a linha Original Extracts, da Gattefossé, águas 100% vegetais extraídas de plantas e frutas, sem solventes ou contato com a água externa. Segundo Amanda Pimentel, gerente de negócios para as Américas Central e Sul da Gattefossé, as águas são ricas em óleos essenciais, sais minerais e oligoelementos, apresentam bioafinidade com a pele e podem substituir parcial ou totalmente a água nas formulações cosméticas. “A extração da maioria das 14 águas oferecidas é resultado de parceria com a indústria de alimentos para aproveitamento de resíduos”.

A linha Original Extracts, segundo Amanda, é ideal para o desenvolvimento de cosméticos certificados naturais e orgânicos. “São puras, incolores, livres de conservantes, fáceis de usar e compatíveis com todos os tipos de formulações”. Todas são aprovadas pela Ecocert/Cosmos e as que contêm ‘BIO’ no nome possuem 100% de conteúdo orgânico.

Farm-to-face
Outra tendência crescente na indústria da beleza e que promete ganhar ainda mais força nos próximos anos é a beleza do farm-to-face (da fazenda para o rosto), originada no conceito farm-to-table. O movimento surgiu em oposição a décadas de consumo de alimentos processados e produzidos em larga escala, buscando voltar no tempo para reconectar as pessoas com a terra, pregando um sistema alimentar em que produção, processamento, distribuição e consumo são integrados para melhorar a saúde ambiental, econômica, social e nutricional.

Baseada na definição de “farm-to”, que representa natural, algumas vezes orgânico, minimamente processado, eticamente obtido, preferencialmente com ingredientes de origem local, a tendência farm-to-face vem crescendo em cuidados com a pele, impulsionando a consciência em torno das origens dos produtos, dando importância a ingredientes puros e honestos que nascem da terra.

“Hoje em dia, os consumidores estão mais experientes e prestam muito mais  atenção não só ao que comem e bebem, mas também ao que aplicam na pele”, reforça Marie Devy, analista de desenvolvimento de mercado da Gattefossé, ressaltando que ingredientes da fazenda são um conceito que representa o melhor dos mundos, mas até mesmo os consumidores mais engajados verdes não abrem mão de produtos para a pele voltados para resultados efetivos.

É o que mostrou um estudo da Mintel, em que mais de um terço das mulheres ouvidas concordam que se preocupam mais com a eficácia de um produto do que com os ingredientes que usa, “tornando-se cada vez mais importante que as marcas vinculem a segurança dos ingredientes à função”, diz o estudo.
Em outra pesquisa da Mintel, enquanto 54% dos consumidores europeus não acreditam nas afirmações que os produtos BPC fazem (por exemplo, redução de rugas), 48% confiam nos produtos criados com ingredientes e fórmulas cientificamente comprovados. Além disso, 66% das pessoas que atualmente não estão dispostas a comprar produtos BPC feitos exclusivamente com ingredientes criados em laboratório, 35% seriam encorajados a fazê-lo se um produto fosse mais amigo do meio ambiente. Portanto, não basta um processo científico benéfico para o meio ambiente, mas a compatibilidade com o meio ambiente precisa ser absolutamente central para o design e comunicação do produto. Segundo o estudo, incluir elementos naturais e inovação baseada na ciência eleva as percepções de eficácia.

“O desafio passa a ser desenvolver os ingredientes que sejam poderosos e potentes, mas ainda naturais”, reconhece Marie, que conta que os cientistas da Gattefossé têm trabalhado em uma nova geração de solventes 100% naturais eutéticos profundos ou NaDES (do inglês do inglês, Natural Deep Eutectic Solvents) para criar ingredientes ativos altamente funcionais. Investindo em um ambicioso programa de pesquisa, a Gattefossé revelou muitas vantagens ligadas a esta tecnologia de extração.

Muitos estudos demonstram que, além da redução do consumo de energia e de solventes, essas “extrações verdes” aceleram o processo e aumentam sua eficiência. “Natural, não tóxico e eficaz a baixas temperaturas, o NaDES está perfeitamente alinhado com a estratégia da Gattefossé de fornecer ingredientes sustentáveis de alto desempenho. Os complexos botânicos obtidos revelam uma assinatura fitoquímica única e um desempenho que seria impossível alcançar com solventes convencionais”, enfatiza Marie.

Entre os ingredientes ativos baseados em NaDES, Marie cita o EnergiNius® e o Gatuline® Link n Lift. Potente ativo natural adaptogênico à base de ginseng, EnergiNius® traz os benefícios energizantes do ginseng indiano orgânico, recarregando a bateria da pele (através das mitocôndrias). Esta atividade protege as células da pele dos efeitos nocivos da luz azul emitida pelos dispositivos eletrônicos. Já Gatuline® Link n Lift, um ativo derivado das flores de castanheira da Índia colhidas à mão em Ardèche, França, reforça a junção dermoepidérmica para reduzir significativamente as rugas ao redor dos olhos.

Transparência

O principal motivador do farm-to-face é o desejo dos consumidores por transparência. O acesso a informações online tornou os consumidores curiosos sobre cada aspecto de suas vidas. A Nielsen prevê que a transparência será uma das mais fortes exigências para bens de consumo em 2020. “O interesse dos consumidores pelos ‘bastidores’ das operações das empresas está crescendo e as marcas devem considerar suas expectativas ‘saudáveis ​​para mim e saudáveis ​​para nós’”, diz o estudo.

Para demonstrar transparência de seus ingredientes, a Gattefossé criou vários vídeos sobre a origem de seus ingredientes. O vídeo sobre o Gatuline® Renew revela a história por trás dos brotos de Cryptomeria Japonica (cedro japonês), que são provenientes da ilha francesa de La Reunion. No vídeo, o agricultor explica como ele escolhe cuidadosamente os brotos para garantir a longevidade do cedro japonês. “A partir dos brotos colhidos a mão, desenvolvemos Gatuline® Renew, que é rico em fitoquímicos energéticos que estimulam a renovação epidérmica, melhoram a função de barreira, aumentam a hidratação e suavizam a pele”, descreve Amanda.

A Factor-Kline destaca que a busca de produtos naturais está associada à ideia de bem-estar, ou seja, o consumidor passa a se preocupar mais com os ingredientes presentes na formulação e seu efeito na saúde. Em relação ao mercado de ingredientes, essa tendência se reflete no aumento da demanda por ativos à base de plantas, busca por processos de extração e manipulação mais limpos e sustentáveis, além da valorização dos ativos certificados.

A Gattefossé detém a certificação RSPO Mass Balance aplicada às suas fábricas na França (Saint Priest) e de Cingapura. “A empresa confirma sua vontade de fornecer ingredientes cosméticos ambientalmente responsáveis, ao adotar certificações Mass Balance (MB) e Segregated (SG) para uma grande seleção de seus produtos”, diz Amanda. Desde 2010 a Gattefossé é membro associado da cadeia de suprimentos da RSPO para apoiar produtores e cooperativas de óleo de palma.

Certificações

A executiva conta que os ingredientes Gatuline® Link n Lift, Energinius® e Emulium® Mellifera MB também passaram a contar com o selo ERI 360º, proposto pelo cluster de competitividade Pôle PASS e pela associação France Éco Extraction, com o apoio de 13 empresas de cosméticos francesas, incluindo Gattefossé. O selo ERI 360° fornece às empresas uma avaliação abrangente de sua cadeia de produção de ingredientes de origem natural. São 100 indicadores para avaliar a responsabilidade ecológica de ingredientes ou produtos.

A Gattefossé foi fundada em Lyon, França, em 1880 por Louis Gattefossé e ainda é uma empresa familiar que desenvolve, fabrica e vende ingredientes especiais para as indústrias de cuidados pessoais e farmacêutica em mais de 60 países. “Este ano é muito especial para a Gattefossé, que está completando 140 anos e, apesar de todos os impactos na vida das pessoas e nos negócios, continuamos firme no propósito de focar três prioridades no curto prazo, que são limitar o impacto ambiental, melhorar o abastecimento responsável e apoiar o desenvolvimento profissional de seus funcionários”, afirma Amanda. Para mostrar um pouco de sua trajetória nesses 140 anos, a empresa criou um site comemorativo.

Pesquisa com os clientes
Para direcionar ainda melhor a sua atuação, a Gattefossé do Brasil está conduzindo uma pesquisa sobre ingredientes cosméticos. “Se você é uma pessoa decisória na seleção e compra e ativos em sua empresa cosmética e quer nos dar sua opinião, gostaríamos muito que participasse da nossa pesquisa”, convida Marie.

Fonte: https://cosmeticinnovation.com.br/nova-dimensao-do-consumo-requer-mais-compromisso-da-industria/

 

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