Setor de bebibas tende a crescer em importância no e-commerce
A pandemia de covid-19 contribuiu para acelerar tendências de consumo no país, entre elas, o comércio eletrônico de cerveja. Para Ricardo Dias, vice-presidente de marketing da Ambev, a venda on-line de bebidas ganhou relevância durante a pandemia e tende a crescer em importância no futuro.
“O e-commerce vai ter uma participação cada vez mais relevante e a empresa que não estiver preparada para atender o consumidor vai perder mercado. E isso vai acontecer também em outros segmentos de consumo”, afirmou Dias.
A Ambev possui dois serviços de venda on-line a consumidores, o Empório da Cerveja e o Zé Delivery. O Zé Delivery permite a consumidores receber cerveja gelada em casa, entregue pelo bar mais próximo cadastrado no serviço. Em março e abril, a plataforma registrou 1,6 milhão de transações, mais do que todas as vendas feitas em 2019.
Vanessa Brandão, diretora sênior de marcas premium da Heineken, disse que a pandemia obrigou todo o setor a se reinventar. “Quem já estava preparado para a venda on-line e a entrega a domicílio se deu melhor. Quem não estava preparado está sendo obrigado a se reinventar porque esses formatos terão mais representatividade do que tinham antes da pandemia”, afirmou a executiva.
Para Dias e Vanessa, os bares e restaurantes continuarão sendo canais de vendas muito importantes, mas salientaram a importância das indústrias terem mais dados sobre os consumidores por meio dos canais digitais para traçar melhor suas estratégias.
Para Dias, o consumo no futuro tende a misturar mais o mundo virtual com o mundo real e as indústrias terão que adotar estratégias que unam os dois. “A Americanas, por exemplo, começou a fazer venda de produtos durante as lives que promove. No futuro os modelos de vendas serão mais híbridos.”
Nesse cenário, as indústrias deverão investir mais nas mídias digitais. “A maioria das empresas do Brasil e do mundo estão desperdiçando dinheiro na mídia, investindo onde não há mais atenção do público. O orçamento de mídia deve estar onde está a atenção do consumidor”, afirmou Dias.
Vanessa acrescentou que as mídias digitais tornaram mais complexas as decisões de investimento. “É preciso pensar na mensagem certa para aquele momento do consumidor”, disse. Os executivos participaram de um evento on-line promovido pela Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) e o Grupo Croma.
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