A Euromonitor analisa em profundidade a vibrante categoria de cuidados com a pele e o que as marcas de beleza podem aprender com as preferências dos consumidores de gerações.

Antes do COVID-19, esperava-se que a sustentabilidade em embalagens de beleza fosse a principal área de foco e área emergente de inovação. Os consumidores em mercados em desenvolvimento e emergentes pressionavam as empresas para ir além das embalagens recicladas pós-consumo e utilizar matérias-primas renováveis ​​ou desenvolver a infraestrutura para embalagens de uso circular.

Sustentabilidade ocupa um assento traseiro temporário

A pandemia, no entanto, criou uma mudança de curto ou médio prazo em como as empresas de beleza estão priorizando a sustentabilidade, focando em higiene e saneamento. Na fase de surto imediato, tem havido menos sensibilidade sobre embalagens descartáveis, selos adicionais e embalagens termoencolhíveis – conforme mostrado pelo aumento da demanda por embalagens plásticas tornando-se uma mudança de médio prazo entre os respondentes da indústria de beleza e cuidados pessoais em julho de 2020 do que em abril de 2020 No entanto, embalagens sustentáveis ​​são uma tendência de longo prazo com poder de permanência na indústria da beleza. É parte de um movimento crescente em direção à “beleza consciente”, no qual o impacto ambiental de uma compra de produtos de beleza é tão importante quanto a funcionalidade, o preço, os benefícios e outros recursos centrados no produto.

A primeira categoria de beleza a abraçar esse movimento em direção à sustentabilidade foi o cuidado com a pele. Além de banho e chuveiro (que a Euromonitor monitora como incluindo sabonete líquido e desinfetante para as mãos), os cuidados com a pele têm sido a categoria mais resistente em um ambiente Covid-19, solidificado pela associação sinônima da categoria com bem-estar, autocuidado e saúde da pele. Com base nesses fatores, bem como na proliferação de marcas de cuidados com a pele em todos os níveis de preços e no crescimento do e-commerce para marcas de cuidados com a pele, a Euromonitor prevê que os cuidados com a pele serão a categoria mais otimista globalmente.

Entre os três cenários econômicos adversos da Covid-19 da Euromonitor, o cuidado com a pele deve crescer 3,3% globalmente de 2019 a 2024 em seu cenário menos pessimista, C19 Pessimista 1. Ao examinar a demografia dos usuários de cuidados com a pele e os atributos dos produtos para a pele, beleza As partes interessadas podem ser mais bem informadas sobre quais recursos sustentáveis ​​os consumidores estão procurando em cuidados com a pele e em quais regiões, a fim de obter uma vantagem competitiva em cuidados com a pele, que provou ser o mais resistente durante a pandemia.

Quem mais deseja embalagens sustentáveis ​​para cuidados com a pele?

Entre os consumidores globais de produtos para a pele que buscam recursos de embalagem sustentável, “embalagem reciclável” foi o recurso de embalagem sustentável mais desejado para o cuidado da pele, seguido por embalagens recicladas e, por último, garrafas recarregáveis. Isso é esperado, uma vez que o conceito de reciclagem é mais conhecido e consagrado, em comparação com garrafas recarregáveis. Também era esperado o fato de que coortes mais jovens, Geração Z e Millennials, colocassem um pouco mais ênfase em recursos de embalagens sustentáveis ​​do que coortes mais velhas, alinhando-se com a narrativa de que os consumidores mais jovens são mais propensos a apoiar marcas que se alinham com suas visões pessoais. Mas ver o grau em que usuários extensivos de cuidados com a pele indexaram em excesso todos os outros segmentos no desejo de recursos de embalagens sustentáveis ​​é uma lição importante,

Declarações de embalagens sustentáveis ​​dominadas pela Recycled

Euromonitor International extraiu dados de unidades de manutenção de estoque (SKUs) de mais de 1.500 varejistas online para rastrear 150 declarações de produtos em 11 setores em 40 países. O sistema de Posicionamento e Declarações de Produto pode ser usado para entender as tendências de alegações, a participação das declarações de produtos em uma determinada categoria e o posicionamento da marca em rótulos dietéticos, éticos e limpos.

Reciclado, pode ser reciclado, embalagem biodegradável, amplamente reciclado e PET reciclado foram as cinco principais alegações de embalagens sustentáveis ​​globalmente em cuidados com a pele em 2019. Entre essas cinco alegações, as declarações de reciclado foram 8,5 vezes maiores do que a segunda declaração mais usada, validando o Euromonitor Dados da pesquisa da International de que embalagens sustentáveis ​​estavam mais intimamente associadas a recursos reciclados. No entanto, existem algumas escolas de pensamento que sugerem que a reciclagem não é tão eficaz quanto a redução de resíduos, pois ainda requer recursos e mão de obra cara para produzir embalagens recicladas. Ainda assim, a sustentabilidade não é um jogo de soma zero, e a inovação em qualquer uma dessas reivindicações é um passo na direção certa, como fontes de embalagens renováveis ​​baseadas em alimentos e embalagens biodegradáveis.

Regiões com maior ênfase

A Europa Ocidental dá mais ênfase às alegações de embalagens sustentáveis ​​em cuidados com a pele, mas a ascensão da Ásia-Pacífico está relacionada ao movimento de sustentabilidade na beleza.

Apesar disso, o foco regional na reciclagem ainda é um pilar importante no caminho para a sustentabilidade, porém, a prontidão de cada região é bastante variada. A Europa Ocidental lidera com a maior penetração de alegações de embalagens sustentáveis ​​em beleza e cuidados pessoais, seguida pela América do Norte e terceiro, Ásia-Pacífico. Enquanto os mercados de cuidados com a pele na Europa Ocidental e na América do Norte devem crescer 0,2% e 0,9% CAGR de 2019 a 2024, respectivamente, no cenário C19 Pessimista 1 do Euromonitor, o mercado de cuidados com a pele da Ásia-Pacífico deve crescer 5,5% CAGR ao mesmo tempo período – ultrapassando em muito o crescimento de cuidados com a pele de qualquer outra região em tamanho e escala.

Embora este forte crescimento ajude a compensar os declínios de cuidados com a pele em outros mercados, pode ser um sinal de alerta para o movimento de embalagens sustentáveis, uma vez que a penetração de alegações de embalagens sustentáveis ​​na região APAC é notavelmente menor do que em outras regiões, mas também não abrange amplamente PET reciclado, reciclado e declarações Terracycle. Essa dinâmica pode mudar nos próximos três anos, uma vez que os CPGs multinacionais que definem prazos de sustentabilidade ainda estão em processo de conversão de suas operações para serem mais sustentáveis, o que inclui retrabalho na Ásia-Pacífico. É também uma oportunidade para moldar o diálogo sobre embalagens sustentáveis ​​na região, dada a maior importância da higiene, limpeza e finalidade trazida pela Covid-19. No entanto, as empresas não são incentivadas a incorporar a sustentabilidade, a menos que a demanda seja gerada pelos consumidores.

Mudando os Valores do Consumidor

No curto prazo, espera-se que as empresas de beleza apresentem um nível de sustentabilidade social em meio ao surto. No entanto, no longo prazo, a pandemia acelerou a mudança corporativa em direção ao objetivo em relação ao lucro, forçando as empresas a passar da conversa à ação, colocando a sustentabilidade social no centro de suas decisões. Mesmo que os efeitos adversos da pandemia diminuam em 2021 ou 2022, a indústria da beleza terá que enfrentar outra crise – a sustentabilidade ambiental.

Com os valores do consumidor permanentemente afetados pelas mudanças trazidas pela pandemia, é possível que uma gama mais ampla da indústria de beleza e cuidados pessoais surja na ocasião para resolver os desafios da sustentabilidade, ressaltando a importância dos jogadores de beleza que devem se preparar para aquela onda de mudança agora. 

Fonte: https://www.beautypackaging.com/issues/2020-10-01/view_columns/sustainability-to-remain-key-for-beauty-industry-players/

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