O volume de vendas no comércio subiu 1% em julho ante o mês anterior, a maior alta desde novembro (mês em que acontece a Black Friday), de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada pelo IBGE. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o varejo cresceu pela quarta vez consecutiva, em 4,3%. No acumulado dos últimos 12 meses, a alta passou de 1,2% para 1,6%.
Segundo o IBGE, sete das oito categorias do varejo pesquisadas tiveram expansão no volume de vendas em julho em comparação a junho. Um dos destaques foi o crescimento 1,3% dos hipermercados, atividade que tem grande peso no indicador. Das 27 unidades da federação, 19 apresentaram expansão no volume de vendas no varejo entre junho e julho, com destaque para Mato Grosso (5,4%), Rio de Janeiro (2,7%) e Bahia (2,4%). Registraram quedas os estados do Amazonas (-1,9%), Roraima (-1,6%) e Ceará (-1,5%).
Frente a julho de 2018, as taxas positivas alcançaram 24 das 27 unidades da federação, sobressaindo Amapá (24,2%), Amazonas (17,9%) e Acre (15,4%). Parte desse forte ritmo de expansão, contudo, está relacionado ao maior número de dias úteis de 2019, o que influenciou inclusive o resultado nacional por essa base de comparação.
Deixe um comentário