João Alves de Queiroz Filho, o Júnior, aumenta sua participação para 26,40% uma semana depois de movimentação de presidente da EMS

As ações da Hypera seguem disputadas. O fundador da farmacêutica João Alves de Queiroz Filho, o Junior, aumentou sua participação de 21,38% para 26,40%, de acordo com informações do Valor Econômico.

O movimento é uma clara reação aos avanços do presidente da EMS, Carlos Sanchez, que há uma semana havia adquirido 6,02% do controle da concorrente, por meio de um fundo de investimento.

A Hypera emitiu comunicado oficial na noite do último dia 27 de dezembro. Segundo a nota, Junior elevou sua fatia por meio de derivativos com liquidação exclusivamente financeira, na modalidade total “return swap” (contrato de derivativo que estabelece a troca de um ativo no futuro por crédito com a cobrança de uma taxa de juros).

Ações da Hypera acumulam queda ao longo do ano

As ações da Hypera conviveram com quedas progressivas ao longo. Em 2024, os papéis da farmacêutica registraram recuo de 17%. Considerando os últimos seis meses, despencaram 11%. Essa tendência teve continuidade no último dia do pregão no ano passado, com redução de  0,77%.

Apesar desse cenário, a farmacêutica transmite claros sinais de resistência à venda. Com essa nova compra efetuada por Junior, o empresário e seu bloco de controle passam a deter 41% do capital da Hypera.

Enquanto isso, EMS come pelas beiradas

Mas enquanto um lado resiste, o outro persiste. Fontes ligadas ao setor deixam claro que Sanchez não desistiu do negócio e vem pedindo o apoio de interlocutores para expressar a Júnior o interesse de retomar conversações. Essa aproximação envolveria, inclusive, um reconhecimento do erro ao fazer uma oferta hostil, mas reiterando a geração de valor que a fusão poderia ocasionar.

A operação daria à EMS o controle de ao menos 60% da Hypera, podendo ultrapassar 70%. A empresa propôs um conselho de administração com nove membros para a empresa combinada, sendo cinco indicados pela EMS. A transação, de cara, criaria uma farmacêutica com faturamento anual de R$ 15,9 bilhões e lucro operacional estimado em R$ 5 bilhões.

Fonte: https://panoramafarmaceutico.com.br/acoes-da-hypera-ems/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *