O fabricante de vidro esloveno Hrastnik1860 alcançou um avanço ao integrar o hidrogênio como fonte primária de combustível em seus processos de produção de vidro no ano passado.
A empresa utilizou mais de 60% de hidrogênio para suas necessidades de combustão durante a produção de 200.000 garrafas de vidro premium de 70cl da Bacardi.
Isso resultou em uma redução de mais de 30% nas emissões diretas de CO2 da combustão em comparação à combustão de combustíveis fósseis.
A empresa planeja sediar uma semana de sustentabilidade em dezembro para destacar suas práticas sustentáveis.
Matevž Fazarinc, COE da Hrastnik1860, membro do Vaider Group, disse: “Nossa adoção bem-sucedida da tecnologia de hidrogênio limpo não apenas reduziu nossa pegada de carbono, mas também reforçou nossa posição como líder no mercado europeu de embalagens de vidro premium.”
Essa mudança para o uso de hidrogênio apresentou vários desafios, principalmente na manutenção dos padrões de qualidade esperados de seus produtos.
No entanto, por meio de esforços bem-sucedidos de P&D, a Hrastnik1860 conseguiu usar hidrogênio em seus fornos sem comprometer a qualidade ou a eficiência da produção de vidro.
Eles estão comprometidos em investir em um futuro mais sustentável e, portanto, muito satisfeitos que vários clientes tenham demonstrado interesse em produzir garrafas usando essa tecnologia, especialmente para o segmento premium, onde as quantidades são menores.
A produção com hidrogênio como principal fonte de energia permite que os clientes encomendem séries a partir de apenas 30.000 peças, o que é particularmente atraente para produtores de bebidas premium exclusivas, que buscam o vidro mais puro possível – o chamado “sílex extra branco”, especialmente para edições limitadas.
Fonte: https://www.glass-international.com/news/hrastnik1860-makes-hydrogen-breakthrough-in-glass-process
Deixe um comentário