Para quem não é assíduo frequentador de botecos, ficou difícil encontrar nos últimos anos a famosa Coca-Cola na embalagem de vidro —a “Coca de garrafinha”. Mas o reinado das latinhas de alumínio está prestes a ruir: de olho na exigência de porções menores (com menos açúcar) e no apelo “retrô” da embalagem, a empresa está colocando a “Coca KS” de novo nas ruas de São Paulo.
Lançada em 1915, a garrafa foi a primeira embalagem criada para a bebida que, em seus primeiros anos de vida, no final do século 19, era servida apenas em máquinas parecidas com aquelas usadas hoje por fast-foods. Seus 237 mililitros eram, à época, o maior volume de Coca-Cola que poderia ser comprado de uma única vez —daí o apelido de KS, uma abreviação de “king size”.
Mas o tempo —e a concorrência de suas primas mais generosas—- fez com que a KS acabasse sumindo do mercado.
“Outras embalagens cresceram de maneira mais acelerada, como as garrafas PET [plásticas] e as latas, que têm um volume maior”, diz Florian Haensch, diretor de marketing da Coca-Cola no Brasil.
É ele o responsável pela nova campanha global da marca, que traz jovens bonitos curtindo momentos alegres tomando uma Coca… de vidro. “Estamos relançando nosso ícone porque ela é a melhor experiência de tomar Coca-Cola. Tocar uma garrafa de vidro bem gelada é incrível. Nas nossas pesquisas, os consumidores dizem isso”, afirma.
É também verdade que os mesmos consumidores que antes davam preferência a embalagens gigantes hoje têm ficado mais atentos aos valores nutricionais dos refrigerantes e, com isso, demandando porções menores de açúcar.
Como mexer na “fórmula mais secreta do mundo” não seria uma opção, o jeito foi variar o tamanho das embalagens. Só de vidro existem seis: a original, de 237 ml, além das de 200 ml, 250 ml, 290 ml e duas de 1 litro, uma retornável e outra “premium”, vendida em supermercados.
“Acho a Coca-Cola de 600 ml muito grande e a lata [de 350 ml] sempre sobra um pouco. A KS tem o tamanho ideal”, diz a médica Stephanye Figueiredo, 27, adepta do recipiente de vidro em formato retrô.
Para aproveitar esse “charme”, o arquiteto Pedro Valsassina, 29, decidiu vender apenas a KS em sua hamburgueria, a Pão com Carne, no Itaim Bibi.
“Para mim, a embalagem de vidro deixa o líquido mais saboroso, com mais gás. Fora o toque retrô, né?”
Logo na entrada, uma plaquinha em forma de garrafa avisa: “Temos Coca KS”. A estratégia, ele diz, deu certo: por semana, Valsassina vende cerca de 400 garrafinhas.
“É legal porque ela não faz parte do cotidiano da classe média-alta, que não frequenta botecos”, avalia ele.
A rede de hamburguerias Madero também só vende as garrafinhas de vidro em seus restaurantes. Lata, só para quem pedir para viagem. “A KS é mais charmosa, elegante. É bem mais bonito ter uma garrafinha à mesa do que uma lata”, explica o diretor de marketing da rede, Leandro Lorca.
“Ela traz uma nostalgia muito grande. Todo mundo aprova.”
LUGARES ONDE ACHAR A GARRAFINHA
Hambúrguer do Seu Oswaldo. R. Bom Pastor, 1.657, Ipiranga, tel. não disponível
Traditional Garage Burger. R. Emília Marengo, 870, Tatuapé, tel. 2268-0807
Mama Leila. R. João Moura, 1.167, Pinheiros, tel. 3064-3823
Hirá Ramen. R. Fradique Coutinho, 1.240, Pinheiros, tel. 3031-3025
The Fifties. Al. Santos, 1.013, Jardim Paulistano, tel. 3266-4278
Pão Com Carne. R. Joaquim Floriano, 595, Itaim Bibi, tel. 3589-6626
Madero Steak House. R. Olimpíadas, 360, Vila Olímpia, tel. 3047-6499
Jukebox Finest Burger. R. Itatupã, 1, Vila Andrade, Panamby, tel. 2679-0999
Padaria e Confeitaria Estrela Polar. R. Voluntários da Pátria, 1.973, Santana, tel. 2976-4822
Effendi. R. Dom Antônio de Melo, 77, Luz, tel. 3228-0295
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