O setor de embalagem representa grande parte da produção de vidro da nossa indústria, sendo, portanto, um mercado de extremo interesse da Abividro – Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro. Por isso, não poderíamos ficar de fora dessa que é umas das mais importantes feiras da área de embalagem do país.
O vidro é um material que está em constante ascensão e evidência em tempos em que a sustentabilidade é tema central de discussões acerca do meio ambiente e modo de vida da sociedade.
Por ser o único material 100% reciclável, o vidro é o que traz menos impactos ao meio ambiente. É a única embalagem retornável e pode ser reciclada infinitas vezes, sem perda de qualidade ou pureza do produto. Fabricado com elementos naturais, ao se decompor, vira areia, integrando-se ao meio ambiente.
Além dos atributos referentes à reciclagem e reutilização, o vidro é a melhor embalagem para conservação de alimentos e bebidas. Diferente de outros materiais, é inerte e não reage quimicamente. É resistente a mudanças bruscas de temperatura, cargas verticais e umidade. Por ser neutro, o produto embalado em vidro não sofre alteração de sabor, odor, cor ou qualidade. Impermeável, funciona como uma barreira contra qualquer agente exterior, aumentando o ‘shelf-life’ em relação a outros tipos de embalagens.
Versátil, possui formas, cores, tamanhos variados que fazem a diferença no ponto de venda, agregando valor ao produto envasado, elevando-o, muitas vezes, a uma categoria superior, premium.
Devido à importância do mercado de embalagens ao setor vidreiro, é fundamental que nossa indústria esteja sempre atenta às novas tecnologias e tendências desse segmento extremamente dinâmico e inovador.
Deixe um comentário