Mais de 35.000 toneladas de embalagens de vidro e 13.800 toneladas de embalagens plásticas entram no mercado de Luxemburgo todos os anos.
No entanto, grande parte dessa embalagem pode ser reciclada, embora isso inclua um pequeno desvio para o exterior.
O vidro, por exemplo, é totalmente reciclado em instalações localizadas fora de Luxemburgo. A embalagem de vidro é derretida, o que permite sua reutilização para criar novas garrafas. 99% das cerca de 23.700 toneladas de vidro coletadas em 2019 foram recicladas, de acordo com uma resposta da Ministra do Meio Ambiente, Carole Dieschbourg, a uma pergunta parlamentar do MP Fred Keup do Partido da Reforma Democrática Alternativa (ADR).
A maior parte das embalagens plásticas, recolhidas nos sacos azuis ou centros de reciclagem, também é reciclada. De acordo com Dieschbourg, 96% das embalagens PET estão, por exemplo, sendo reaproveitadas. A embalagem antiga é fragmentada em pequenos flocos antes de ser reutilizada na produção de novas embalagens. Ao contrário do vidro, parte do plástico picado está sendo reaproveitado no próprio Grão-Ducado. Aproximadamente 25.000 toneladas desses “flocos de PET” são reaproveitados na produção de novas garrafas em Luxemburgo, o que é significativamente mais do que a quantidade que entra novamente no mercado interno.
No entanto, as embalagens PET coletadas não estão sendo usadas apenas para fazer novas garrafas. Dieschbourg acrescentou que grande parte também era utilizada na produção de fios sintéticos para a indústria têxtil e de carpetes.
Não se sabe com precisão a quantidade de energia necessária ao processo de reciclagem doméstico, mas o ministro destacou que, em geral, a reciclagem do vidro é mais intensiva em energia do que a do plástico. Por esse motivo, é recomendável reutilizar embalagens de vidro várias vezes.
Quanto à questão mais amiga do ambiente, plástico ou vidro, Dieschbourg não quis comprometer-se com uma resposta. Em vez disso, ela afirmou que, de modo geral, é importante que a embalagem seja usada várias vezes e que as rotas de transporte sejam curtas. Era também por isso que o Ministério estava trabalhando atualmente na introdução de um sistema de reembolso de depósitos para garrafas.
Em termos de quanto das embalagens que entram no mercado são efetivamente recolhidas para reciclagem, o plástico apresenta uma ligeira vantagem em relação ao vidro. Cerca de 85% das embalagens PET foram coletadas pela bolsa azul ou centros de reciclagem em 2019, em comparação com apenas 66% de todas as embalagens de vidro.
Deixe um comentário