A ação Volte Sempre, do Grupo Heineken no Brasil, que foca em conscientizar o público sobre a importância da reciclagem do vidro por meio de máquinas de triturar embalagens, da startup de impacto socioambiental 4R Glass, ganha uma nova fase. A iniciativa está sendo realizada em Belo Horizonte e Nova Lima, no estado de Minas Gerais, com novidades: descontos em produtos da cervejaria e um aplicativo “gameficado” para os clientes. Com o objetivo de gerar um impacto social, ambiental e econômico ainda maior na população, as máquinas estão instaladas tanto em unidades da rede de supermercados Super Nosso, quanto em condomínios residenciais e bares.

Para aprimorar a ação, que faz parte de seu movimento Mais com Menos, o Grupo liderou, em conjunto com o Hub Incríveis – rede de inovação criativa para a cocriação de soluções que visam reduzir o impacto negativo das embalagens no meio ambiente – um sprint de inovação com a startup 4R Glass, principal parceira da ação e proprietária das máquinas de triturar, transformando o projeto em uma iniciativa de mudança cultural positiva. O modelo de negócio da startup também foi reestruturado, e ela passou a ser uma empresa focada em ideias inovadoras, que possam gerar impactos para ressignificar a relação dos consumidores com a reciclagem. Em números, estima-se que: para cada tonelada de vidro reciclado, há uma economia 480KhW de energia e 1,2 toneladas de matéria prima e reduz-se a emissão de 0,50 toneladas de CO² na produção de novas embalagens de vidro, além disso, gera-se R$ 90,00 para cooperativas de reciclagem; para cada 50 Kg de vidro reciclado, reduz-se a ocupação de 1m³ de espaço no aterro.

Nesta edição, as empresas irão monitorar o índice de recuperação de vidro nos locais em que as máquinas serão instaladas, e a ação passa a olhar mais cuidadosamente para o território de atuação, isto é, o Volte Sempre deixa de ser uma iniciativa de ponto de entrega voluntária para o consumidor, e passa a contar com toda uma estratégia e monitoramento das informações locais, como o número de pessoas por bairro e dados de reciclagem da região. A partir disso, poderão definir, em alguns casos, um período determinado para a permanência das máquinas nos diferentes pontos selecionados, acompanhando a adesão da população quanto à destinação adequada de embalagens com alto potencial de circularidade, como o vidro, que é 100% reciclável.

Em 2019, o Volte Sempre engajou os moradores de São Paulo a triturar cerca de 31 mil embalagens de vidro nas máquinas da 4R Glass, disponibilizadas em unidades de supermercados da capital paulista, com o esquema de cashback para estimular a participação dos consumidores. Para garantir a recompensa no novo formato e tornar a ação ainda mais atrativa para os estabelecimentos, desta vez as empresas envolvidas criaram uma moeda digital: a Caco, que equivale a R$ 0,10 e poderá ser convertida em descontos nos produtos do Grupo Heineken nos bares participantes e nas lojas de supermercado da rede Super Nosso em todo o estado de Minas Gerais. 

Para completar o ciclo da embalagem, o vidro recolhido das máquinas será adquirido pela Owens Illinois, fabricante de embalagens de vidro, fornecedora do Grupo Heineken e apoiadora do projeto, e, posteriormente, transformado em novas embalagens do portfólio da companhia, fechando a circularidade do material.

Para acessar as moedas virtuais Caco recuperadas, o aplicativo Ponto Caco permite ao cliente o acesso a benefícios e descontos exclusivos em produtos do Grupo Heineken, acompanhar seu histórico de compras e, a partir de janeiro de 2021, será possível até mesmo compartilhar os pontos Caco com amigos. O aplicativo está disponível para download para as versões Apple e Android, e pode ser baixado no site www.pontocaco.com.

Ao todo, serão 8 meses de programa nas cidades mineiras e, para garantir a saúde e segurança dos usuários e equipes dos estabelecimentos tendo em vista a pandemia da covid-19, os cuidados com higiene foram intensificados. Todas as máquinas contam com estação de álcool em gel disponíveis para o público e são higienizadas com frequência. Além disso, os funcionários dos locais participantes da ação passaram por um treinamento para evitar filas, aglomerações e a proximidade de menos de dois metros de distância entre os usuários. Para saber mais sobre o programa Volte Sempre, acesse: www.programavoltesempre.com.br.

 

Fonte:.

Ação sobre reciclagem de vidro da Heineken chega a MG com desconto em produtos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *