O setor de varejo alimentar fechou o mês de dezembro de 2023 registrando um aumento de 2% nas vendas unitárias, em comparação com o mês anterior. Ao analisar os canais de venda, o atacarejo superou os supermercados no ano, com crescimento de 7,8% do faturamento contra 6,5%. No quesito preço, o desempenho do atacarejo regional teve um incremento de 3,5%, enquanto os supermercados registraram 5,2%. Esses são dados da Scanntech, empresa de inteligência de dados para o varejo. O levantamento ainda revelou que, no contexto anual, o faturamento do canal alimentar foi 6,6% superior a 2022, impulsionado pela média de inflação, com alta de 5,1% nos produtos e um aumento de 1,5% nas vendas unitárias. 

Produtos Destaques em Dezembro

No desempenho mensal, a cesta de bebidas foi o destaque em dezembro, com um aumento de 12,7% no faturamento em relação ao mesmo período do ano anterior. Já a cesta de mercearia básica apresentou retração, com uma queda de 4,3% no faturamento e 2,8% nas unidades vendidas. Entre os itens que mais contribuíram para a retração no faturamento, estão óleo (-27,1%), café (-13,4%) e leite UHT (-10%). No desempenho regional, o estado de São Paulo e a região Norte se destacaram com os maiores crescimentos no faturamento, registrando 5,1% e 6,1%, respectivamente, em comparação a dezembro de 2022. 

Fonte: https://www.gironews.com/atacado-cash-carry/canal-alimentar-em-2023-73898/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *