Goiânia, a capital do estado de Goiás, mantém sua posição de destaque no mercado nacional de artigos para casa e decoração, mantendo-se entre as 10 maiores cidades do Brasil em consumo, conforme revelado pelo mais recente levantamento conduzido pela ABCasa (Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas, Flores e Têxtil) em colaboração com o IEMI (Instituto de Estudos e Marketing Industrial).

Segundo a pesquisa setorial, Goiânia é responsável por 1,2% das compras do setor, evidenciando a constância e relevância do mercado local. Eduardo Cincinato, presidente da ABCasa, enfatizou a importância de Goiás nesse cenário: “A participação de Goiás no mercado nacional de artigos para casa e decoração demonstra a dinâmica e o potencial desse estado em oferecer opções e satisfazer as demandas dos consumidores.”.

Entre os destaques do estado, além de Goiânia, os municípios de Anápolis (0.2%), Aparecida de Goiânia (0.2%) e Rio Verde (0,1%) também figuram no ranking das 150 cidades que mais consomem artigos para casa e decoração, contribuindo para a diversificação e distribuição regional do mercado.

Com um consumo de artigos para casa correspondendo a 3,3% do total nacional, Goiás mostra-se como um polo significativo nesse segmento. A presença de quase 9 mil pontos de venda de varejo de artigos para casa, tanto em comércio especializado quanto não especializado, reflete a diversidade e acessibilidade desses produtos no estado.

Os números também destacam o impacto socioeconômico do setor no estado. Com 4.600 pontos de venda de varejo em comércio especializado e 4.232 em comércio não especializado, Goiás emprega diretamente 19.743 e 49.373 pessoas, respectivamente, nessas áreas de varejo.

Além disso, as unidades produtoras de artigos para casa em Goiás representam 3,1% do total nacional, empregando 1,8% da mão de obra direta do setor em 2022. “A constante presença de Goiás no cenário nacional de artigos para casa e decoração destaca a importância do estado como um polo comercial e produtivo nesse segmento”, afirma Cincinato.

Fonte: https://stgnews.com.br/goias-representa-33-no-consumo-de-artigos-para-casa-e-decoracao-no-brasil/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *