Levantamento inédito revela que o segmento movimentou R$ 96,3 bilhões após a pandemia. Estado se destaca na geração de empregos na área de decoração de casas

Um segmento da economia tem alcançado resultados importantes nos últimos tempos: o mercado de artigos para decoração de casa. O levantamento mais recente feito pelo Instituto IEMI Inteligência de Mercado revelou que o varejo de artigos para casa movimentou R$ 96,3 bilhões em 2022. O impacto positivo é motivo de destaque, sobretudo em um cenário de incerteza econômica, causado pela pandemia de Covid-19.

Mas o período de isolamento social fez com que as pessoas passassem mais tempo em casa. Na opinião da arquiteta Bruna Pieri, o desconforto com o lar foi um gatilho para o aumento da demanda na área de decoração. “As pessoas começaram a sentir cada vez mais a necessidade de transformar suas casas, que antes eram espaços multifuncionais, em ambientes verdadeiramente funcionais e agradáveis”, explica Bruna.

A pesquisa inédita no setor de decoração, feita pelo Instituto IEMI em parceria com a ABCasa, mostra que a demanda envolve empresas de mobiliário, utilidades domésticas, vidro, festas, iluminação, entre outros. O segmento contempla os diversos canais de venda, com destaque para o varejo local, que é o principal no País. O setor também vem criando muitos empregos.

Enfeites e decoração — A alta no setor de decoração também ocorre em eventos sazonais, como Festa Junina, Páscoa, Halloween e Natal. Nessas épocas, as lojas investem em variedades de produtos.

Para atender esse novo perfil de consumo, aumentamos em nossas lojas a variedade de produtos disponíveis para decoração e enfeites, além de buscar entregar itens de qualidade e com preços atrativos. Isso tudo incentiva a decoração sazonal, com famílias aderindo aos enfeites para a casa com o intuito de resgatar o simbolismo das datas comemorativas”, afirma o CEO da Casa China, Douglas Nomura.

Internet — As vendas on-line, em constante crescimento nos demais setores da economia, representou 14,3% em valor de artigos para casa, decoração, presente e utilidades domésticas. A internet traz uma ampla gama de recursos e inspirações para quem busca dicas de decoração, como perfis em redes sociais e até mesmo o Pinterest. Canais como estes acabam por agir como uma via de mão dupla, que beneficia tanto os consumidores quanto os profissionais.

Bruna Pieri, proprietária do Estúdio Unna, conta que a tecnologia é uma ferramenta que pode potencializar o trabalho dos profissionais da decoração, trazendo novas possibilidades e oportunidades criativas. A inteligência artificial, inclusive, pode ser uma grande aliada para imagens de realidade virtual em projetos de casas.

Cada projeto é uma colaboração entre nós e o cliente, e quanto mais informado ele estiver, melhor. Afinal, isso nos permite entender melhor suas preferências e necessidades. Claro que, às vezes, recebemos referências um pouco desconexas, mas parte do nosso trabalho é guiar o cliente, mostrando o que funciona e o que não funciona, e como podemos integrar suas ideias ao projeto de forma harmoniosa e funcional”, afirma a arquiteta.

Fonte: https://www.bemparana.com.br/noticias/parana/consumidor-tem-novo-olhar-para-o-lar-e-setor-de-decoracao-cresce-no-parana/

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