De janeiro a outubro, 306 lojas foram abertas no canal alimentar no Brasil e outras 267 foram reinauguradas. Os principais formatos para expansão são os supermercados (185) e os atacarejos (121), segundo informações da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). O setor acumula crescimento de 2,64% em vendas no ano, na comparação com o mesmo período de 2022. Em outubro, a alta foi de 2,89% em relação a setembro, após dois meses de crescimento na casa de 0,80%. Sobre o mesmo mês do ano passado, houve incremento de 0,61%.

Fatores de Crescimento

 “Além do efeito calendário, a expressiva alta do consumo em outubro é atribuída à inauguração de lojas, às atividades promocionais que tradicionalmente se intensificam no segundo semestre, combinados com renda mais estável e a menor variação nos preços da cesta de abastecimento dos lares“, analisa o vice-presidente da Abras, Marcio Milan. Neste Natal, 62% dos supermercadistas projetam um consumo superior, principalmente nas cestas de bebidas, que deve crescer 12,3%, e proteínas, com alta prevista de 10,1%.

Preços da Cesta Básica

A cesta de alimentos básicos com 12 produtos teve variação de -1,01% outubro, ante setembro, e o preço caiu de R$ 299,10 para R$ 296,10 na média nacional. As principais quedas foram registradas no leite longa vida (-5,48%), feijão (-4,67%), óleo de soja (-1,77%), café torrado e moído (-1,23%) e massa sêmola de espaguete (-1,12%). Já as altas foram observadas no arroz (+2,99%) e no açúcar refinado (+1,88%).

Fonte: https://www.gironews.com/supermercado/expansao-em-2023-73509/

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