Apesar do aumento das vendas online, o mercado francês de beleza de prestígio foi duramente atingido pela crise da Covid-19. Dois bloqueios, o fim das viagens intercontinentais, bem como coberturas faciais obrigatórias e home office levaram a uma queda sem precedentes nas vendas, de acordo com o Grupo NPD.

De acordo com o NPD Group , as vendas de produtos de beleza de prestígio caíram 20% na França em 2020 , sob o impacto das restrições ligadas à pandemia Covid-19. As lojas físicas de prestígio (perfumarias, lojas de departamento) registraram queda de 26% nas vendas. Os principais motivos são: três meses de encerramento obrigatório, toques de recolher e restrições de viagens. Claro, os consumidores muitas vezes recorreram ao e-commerce durante o período. Como resultado, as vendas de produtos de beleza de prestígio no canal online aumentaram 52% e o e-commerce passou a representar 16% das vendas de beleza de prestígio na França (vs. 8% em 2019). No entanto, a mudança não compensou todas as perdas de lojas físicas. De acordo com o Grupo NPD, absorveu apenas 18% da perda.

A fragrância provou ser bastante resistente
Em dezembro, o Grupo NPD já havia notado a resistência da categoria de perfumes entre janeiro e o final de outubro de 2020 . Apesar do segundo bloqueio em novembro, as comemorações de final de ano impulsionaram a categoria, com aumento de 17% nas vendas de perfumes entre 30 de novembro e 27 de dezembro de 2020, em relação ao mesmo período de 2019, confirmando o quanto as fragrâncias de prestígio continuam sendo um Natal popular presente na França. Como resultado, as vendas de fragrâncias de prestígio caíram 15% em 2020 .

Cuidados com o rosto e corpo
Por sua vez, a categoria de cuidados com a pele experimentou desenvolvimentos contrastantes. O segmento de faciais caiu 25% em 2020. No entanto, as vendas de produtos para acne e manchas saltaram 32% em valor, em resposta às novas necessidades criadas pelo uso de máscaras.

Em contraste, os produtos de cuidado corporal de prestígio ganharam mais de 1% do mercado , impulsionados pela popularidade de cremes, loções e outros sprays corporais usados ​​pelos consumidores em sua rotina de spa em casa.

Quebra de maquiagem
A categoria de maquiagem foi a que mais sofreu em 2020, com queda de 35% em relação a 2019 . A redução das interações sociais, associada ao aumento do home office e à crescente popularidade da tendência do nu, contribuíram para diminuir a demanda. A necessidade de usar cobertura facial também teve um grande impacto em alguns produtos. As vendas de batons, por exemplo, caíram 53%.

Cuidado do cabelo em alta
Em contraste com a tendência geral, a categoria de cuidados capilares de prestígio registrou um crescimento expressivo em 2020, com vendas crescendo 27% . No entanto, esta categoria encontra-se pouco desenvolvida no canal seletivo e as vendas são maioritariamente online (59%) onde a oferta é maior do que nas lojas físicas.

Este declínio sem precedentes é confirmado pela Procos, a federação francesa de varejistas especializados, cujo painel registrou uma queda de 18% no varejo de beleza e saúde em 2020. Por sua vez, o grupo LVMH anunciou uma queda de 22% nas vendas de seus negócios de perfumes e cosméticos .

Esta situação pode levar a um rápido reposicionamento das principais cadeias de distribuição. O varejista alemão Douglas, por exemplo, anunciou a decisão de fechar 62 lojas na França e cerca de 500 na Europa, de um total de 2.400 lojas, para concentrar os investimentos nas vendas digitais.
 

Fonte: https://www.premiumbeautynews.com/en/france-sales-of-prestige-cosmetics,17903

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