Bio Mundo cresceu 23% em 2020 e projeta dobrar de tamanho em 2021, com redução do impacto ambiental
O crescimento na busca por imunidade em alimentos saudáveis favoreceu as vendas da rede de franquias Bio Mundo em 2020. A marca fechou o ano com 122 lojas e R$ 128 milhões em faturamento, um crescimento de 23% em relação ao ano anterior. Para 2021, o objetivo é crescer 48% e chegar a R$ 190 milhões, mas a empresa também já vem buscando formas de se expandir e diminuir o impacto ambiental no planeta, contribuindo para a redução do uso de plásticos.
A primeira medida anunciada foi o lançamento dos Potes do Bem, em fevereiro, que são recipientes de vidro para que o cliente faça suas compras a granel, em vez dos tradicionais saquinhos. Os itens estão disponíveis em tamanhos de 240 ml e 550 ml e têm estampas inspiradas em grafites, que reforçam aspectos como felicidade, sustentabilidade, autoestima e saúde. A rede calcula ter investido cerca de R$ 50 mil para o desenvolvimento e produção das peças.
Edmar Mothé, CEO e fundador da Bio Mundo explica que a ideia é estimular o cliente a fazer a troca do plástico pelo pote de vidro, que também pode ser usado como item de decoração. O vidro foi escolhido por ser o único material 100% reciclável, além de ser mais fácil de limpar e não reter o odor dos alimentos, favorecendo o uso em outras lojas também.
A meta é que os potes ajudem a diminuir um terço das sacolas plásticas utilizadas na rede. Até o final do ano, o objetivo é chegar a 50% de redução do uso de embalagens plásticas.
O setor de alimentação é o que mais utiliza plásticos de ciclo curto de vida (até um ano) no país, com 20,3% do total, segundo a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast).
Os potes são vendidos para o franqueado a preço de custo, segundo Mothé, sendo R$12,99 (240ml) e R$16,99 (550ml). O objetivo é que o franqueado também repasse pelo mesmo valor ao consumidor. Os itens não foram desenvolvidos com o objetivo de se obter lucro.
O empreendedor diz que as unidades em pontos de rua tiveram resultados melhores ao longo do ano passado e são o novo foco de expansão da marca – que também tem inaugurado lojas dentro de hipermercados Extra. Neste momento, a Bio Mundo tem cerca de vinte lojas em implementação de um total de 50 que devem ser inauguradas até o fim do ano.
“Já é um mercado relevante, mas que ainda atinge uma pequena parcela da população. Inevitavelmente vai crescer, ainda terão muitos consumidores novos nos próximos anos”, aposta o fundador da Bio Mundo.
Mothé conta que o pote sustentável é uma das medidas que a empresa pretende realizar para diminuir o impacto ambiental das lojas, estruturando um crescimento sustentável do ponto de vista de negócios e de impacto ambiental. Embalagens de produtos de marca própria também já estão passando por revisões. “Temos feito um trabalho de conscientização com nossos fornecedores. Uma rede que vende alimentação saudável, precisa também ser saudável para o planeta.”
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