A Abia (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos) divulgou nota hoje alertando para o risco de desabastecimento de alimentos em caso de interrupções na produção do setor.
“Qualquer interrupção no funcionamento das fábricas, por exemplo, ainda que parcial, traria efeitos negativos não só para a produção, mas também para o armazenamento de matérias-primas perecíveis. A ABIA reitera a importância da manutenção das atividades das indústrias de alimentos e bebidas para que não haja risco de desabastecimento ou de desperdício de alimentos.”
Várias cidades do país estão endurecendo as regras de circulação para conter o avanço do coronavírus. No começo da pandemia, em março de 2020, quando a população correu aos supermercados para fazer estoque de determinados produtos, a Abia dizia que não havia risco de desabastecimento. Um ano depois, a entidade afirma que restrições à circulação de pessoas e veículos pode mudar esse cenário.
“A Abia vem a público reiterar a necessidade de que seja garantida a manutenção do funcionamento das indústrias de alimentos, bebidas e insumos necessários à produção, assim como dos seus centros de distribuição (armazéns) e a circulação de veículos de transporte desses produtos e de seus colaboradores em eventuais lockdowns promovidos por estados e municípios do País.”
As empresas associadas à Abia representam 80% do processamento de alimentos e bebidas no Brasil e responde por 1,68 milhão de empregos diretos.
Deixe um comentário