A Covid-19 não apenas abalou nossas vidas, mas também impactou nossos hábitos de consumo. Diante da crise sanitária, o boom do e-commerce envolve um grande desafio: como descobrir um perfume em boas condições? No mundo da perfumaria de nicho, marcas e pontos de venda minimizam as restrições para reencantar a experiência do cliente, inclusive apostando no digital e nas novas tecnologias.

Chega de testadores, chega de andanças olfativas solitárias: agora, os clientes devem perguntar aos vendedores quando desejam cheirar perfumes. Máscaras e distanciamento social também influenciam a experiência de compra. Tudo isso contribuiu amplamente para o aumento das vendas online e o surgimento de tecnologias digitais . “ A recuperação que experimentamos online realmente nos salvou. O apetite do público nos incitou a nos reinventar no mundo digital ” , explica François Hénin, fundador da Jovoy, a Embaixada da Rare Perfumes .

No entanto, a situação atual não parece ter alterado muito a curiosidade dos perfumistas . “ Nesse contexto de desaceleração favorável à descoberta, algumas pessoas querem comprar os mesmos perfumes, enquanto os entusiastas estão ávidos por novos lançamentos ” , acrescenta François Hénin. As marcas e a mídia fazem o possível para alimentar esse apetite com novas fragrâncias, algumas das quais estão disponíveis apenas online, enquanto os jogos promocionais florescem nas redes sociais.

Caixas: um meio de descoberta importante
No entanto, “as caixas são os melhores novos impulsionadores do perfume ” , diz François Hénin. “ Graças aos boletins regulares, ganharam a adesão do público: quando se apaixonam por um perfume, as pessoas tendem a comprar um frasco online ”. Para Jovoy, é uma forma de transpor sua política de amostragem generosa para a esfera digital – uma vantagem significativa neste período complicado pontuado por bloqueios e outras medidas restritivas para lojas físicas. Pensando nisso, Jovoy também confeccionou caixas estruturadas em torno de diferentes temas (temporadas, materiais, eventos).

Sendo as caixas um método de descoberta mais íntimo e sereno, agora estão em alta. Por exemplo, “ levando-se em consideração as assinaturas e as vendas por unidade ”, as vendas no site da Auparfum “ aumentaram 20% em relação ao ano passado ” , diz Lucile Rives, da equipe Nez. A loja virtual do site ( shop.bynez.com ), que exibe livros, velas e jogos, teve um aumento de 40% nas vendas em comparação com 2019.

Inovações e surpresas
“Precisamos continuar surpreendendo as pessoas e inovando, mesmo online ” , explica François Hénin. “ Por exemplo, em nossas caixas, colocamos papéis perfumados que fornecem informações sobre a fragrância, incluindo a pirâmide olfativa. Queremos que as pessoas se divirtam. “Para reencantar as compras online , Jovoy também oferece vários presentes na compra. Por um frasco de 100 ml, você ganha um desses pequenos presentes de todos os tipos: doses de detergente perfumado da pH Fragrances , frascos do absoluto de baunilha Nosy Be da Parfumeurs Sans Frontières, um novo perfume BDK de 15 ml a descobrir… As marcas são definitivamente disposto a jogar o jogo, na esperança de ganhar alguma visibilidade.

Novas experiências virtuais também são bem-vindas. Como as informações veiculadas na imprensa não são suficientes para os amantes dos perfumes, os shows do Instagram e outros vídeos estão se espalhando. “ Vamos organizar uma competição online. As mais belas descrições dos usuários da web serão postadas em nosso site e os vencedores receberão garrafas ” , revela François Hénin ansiosamente.

Para se livrar dos problemas relacionados às regras de distanciamento social nas lojas e compensar o declínio do tráfego físico, a Jovoy oferece sessões de consultoria privada em pequenos grupos de duas a três pessoas – uma oportunidade para os clientes que gostam deste casulo de luxo vivenciar um momento especial. Na América do Norte, a LuckyScent se oferece para marcar uma consulta para obter os mesmos conselhos que nas lojas. “ Essas iniciativas incentivam as lojas-conceito a desenvolver novas habilidades analíticas – e a fidelização do cliente ” , explica François Hénin.

Marcas e grupos importantes também agem. Puig multiplica iniciativas inovadoras para reencantar a experiência de compra nas lojas. Para cumprir as regras sanitárias, o grupo desenvolveu uma ferramenta derivada da Wikiparfum, a AILICE, para poder visualizar uma fragrância antes de cheirá-la, graças a um código QR nos smartphones dos clientes. Ao escanear o frasco ou embalagem de um perfume, o AILICE analisa automaticamente as informações e recupera o conteúdo relevante em um banco de dados de perfume (família olfativa, ingredientes principais, etc.). Por enquanto, esta nova tecnologia foi implantada nas lojas da Penhaligon no Reino Unido e na Ásia.

Na mesma linha, Puig fez parceria com a Air Parfum para criar um difusor que renderiza perfeitamente a complexidade das trilhas. Graças a essa ferramenta, no verão de 2020, eles apresentaram a PaCollection de Paco Rabanne em “3D” na loja Sephora do shopping La Défense, a oeste de Paris.

Na América do Sul, a N atura recentemente equipou suas lojas com os comprimidos perfumados MultiScent 20 . Essa tecnologia desenvolvida pela startup brasileira Noar agora é levada a players e varejistas de fragrâncias em todo o mundo pelo grupo Orlandi .

Não há dúvida de que esse tipo de tecnologia logo se tornará um produto básico para a compra de perfumes. Perfeitamente cientes dessas apostas, os organizadores do show Paris PCD fizeram parceria com a Coty para fazer os alunos ESP e ESEPAC trabalharem em soluções de teste de perfume inovadoras . Jornais de curadores como Nez, sites e blogs especializados em perfumes, bem como caixas e conjuntos de amostras, provavelmente se tornarão cada vez mais populares em termos de descoberta de perfumes. Ainda assim, que impacto o contexto terá na criação, mas também na nossa relação com os perfumes, a longo prazo?
 

Fonte: https://www.premiumbeautynews.com/en/luxury-perfumes-how-the-pandemic,17931

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