Você talvez lembre de uma época não muito distante em que seus pais guardavam engradados de cerveja com garrafas vazias em casa. Até os anos 1990, esse era um dos mais comuns jeitos de se comprar a bebida. Cada vez que a pessoa queria tomar uma gelada, saía de casa com os cascos vazios e voltava do mercado com garrafas cheias. Eram as retornáveis, que nunca saíram de circulação, mas perderam um pouco de espaço. Mas dar uma nova chance para elas pode ser uma opção barata e ecológica.
Se antigamente o comum eram as garrafas de 600 ml retornáveis, hoje é possível encontrar formatos distintos, como as de 1 litro e as de 300 ml. Mas qual a vantagem de usar garrafas retornáveis? “Há duas. Uma delas, mais evidente, o preço”, comenta a gerente de Relações Corporativas da Ambev, Carla Crippa. Segundo ela, a cerveja fica entre 20% e 30% mais barata quando se devolve o casco.
A segunda vantagem é para o meio ambiente. Ao optar por comprar as cervejas retornáveis, a produção de resíduo será reduzida, já que aquele recipiente voltará para a produção logo depois de esvaziado. “A garrafa retornável pode ser usada mais ou menos 20 vezes antes de ser descartada”, explica Carla. E mesmo quando não pode mais ser reutilizada ela é 100% reciclável.
Mudança de habito
De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), 51,1% da cerveja brasileira é envasada em garrafas de vidro retornáveis. Carla comenta que na Ambev cerca de 50% do portfólio é nesse tipo de embalagem, mas que a maior parte vai para bares e restaurantes.
Ela acredita que o hábito do brasileiro de retornar a garrafa diminuiu com o tempo, mas que novos produtos e a maior consciência ecológica podem mudar isso novamente. Ela cita como exemplo as mini-retornáveis, de 300ml, que são mais práticas de carregar. Além disso, Carla acredita que a demanda pode fazer com que mais mercados oferecem o produto. “A partir do momento que tem um consumidor mais consciente, ele vai começar a pedir por isso. Acreditamos que é uma tendência que vai voltar com tudo”, afirma.
Cuidados para guardar garrafas retornáveis:
Não insira objetos na garrafa – Toda garrafa que volta para a linha de produção é inspecionada e rigorosamente limpa com produtos que removem quase tudo. No entanto, evite inserir objetos no interior, pois alguns deles podem ser impossíveis de retirar e acabam inutilizando o frasco.
Guarde suas garrafas limpas – Por passarem por limpeza antes de serem envasadas, não é necessário fazer uma limpeza pesada nelas para guardá-las em casa. No entanto, é bom passar uma água para evitar o cheiro de cerveja velha e resíduos que podem atrair insetos.
Seque a garrafa – Além de sustentável, é bom lembrar de ser socialmente consciente ao guardar as garrafas. Depois de lavá-las, lembre-se de esvaziar totalmente. Água parada dentro da garrafa é um prato cheio para a proliferação de insetos.
Guarde longe das crianças – Garrafas de vidro quebram. Por isso, ao guardar as suas o ideal é mantê-las em um local seguro, longe do alcance das crianças, para evitar acidentes.
Sem choques – Também é bom evitar choques entre as garrafas. Elas não quebram com tanta facilidade, mas dependendo da quantidade de batidas o vidro pode apresentar fissuras que a farão ser descartada. Tente guardar as garrafas em um engradado com divisórias apropriadas.
Deixe um comentário