O faturamento da Geolab deve alcançar a histórica marca de R$ 1 bilhão após a farmacêutica brasileira completar 25 anos de operações. A companhia registra em valor um crescimento de 19,6% em relação ao mesmo período anterior, de acordo com indicadores da IQVIA. Presente em mais de 95 mil farmácias, consolida sua posição entre as 30 maiores corporações em atuação no país, segundo o Ranking Valor 1000.
O desempenho é fruto de um intenso trabalho de parceria com distribuidoras regionais, que rendeu à empresa o prêmio de melhor fornecedor de genérico em 2023, outorgado pela Abradilan durante a edição de 2024 do Conexão Farma. Em paralelo, passou a ter penetração em 100% das lojas das grandes redes de farmácias. O varejo corresponde a 70% da receita contra 30% do canal hospitalar.
A Geolab mantém, desde 2015, um ritmo constante de crescimento, sustentado pela ampliação contínua do portfólio e pela criação de uma nova unidade de negócios. “Desde janeiro até o momento, lançamos 34 SKUs, seis deles em novembro, sendo dois para o sistema nervoso central. Além disso, também tivemos quatro novidades na área de colírios”, ressalta Kal Rodrigues, diretor comercial e de marketing. Segundo o executivo, para 2025 a projeção é manter o mesmo número de lançamentos.
Faturamento da Geolab tem oftalmologia como um dos pilares
O faturamento da Geolab é sustentado por marcas-âncoras como Cisteil (expectorante), Stomaliv (antiácido) Resfriliv (antigripal), Ibuvix (anti-inflamatório) e Hystin (antialérgico). O portfólio de oftalmologia vem ganhando relevância, por meio especialmente do Acu Fresh (lubrificante), do Colírio Geolab, Hyluropt e Latanoprosta.
No ano passado, inclusive, a farmacêutica brasileira estruturou uma unidade de negócios dedicada exclusivamente à prescrição médica com foco em saúde ocular. Em pouco tempo a Geolab tornou-se a terceira maior produtora de colírios do Brasil.
“O pontapé inicial da nova unidade ocorreu após a conclusão, no fim de 2021, do Site 2 da Geolab. A planta, localizada no Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA), em Goiás, contou com investimentos em torno de R$ 300 milhões”, acrescenta Rodrigues. Com 10 mil m² dedicados à produção de colírios, a Geolab tem uma capacidade mensal para fabricar mais de 3 milhões de unidades por mês, mas a empresa já planeja expandi-la para 5 milhões.
Expansão da nova fábrica
As obras do novo parque fabril da Geolab seguem a todo vapor, com novas etapas já concluídas e em funcionamento, entre elas a linha de colírios e a de sólidos. “Temos outras frentes em desenvolvimento que serão implementadas para novas formas farmacêuticas, como as linhas de líquidos, efervescentes e sachês, além das já existentes no Site 1”, antecipa.
Concomitantemente foi iniciada a construção de um novo centro de armazenamento, para dar suporte ao aumento de capacidade em longo prazo. Com 83 mil m², o Site 2 deverá suportar as operações nos próximos dez anos.
Fonte: https://panoramafarmaceutico.com.br/faturamento-da-geolab/
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