O mercado de perfumes no Brasil cresce com destaque para vendas online, farmácias e varejo, mantendo a força das franquias e vendas diretas.
Atualmente dominado por vendas diretas e franquias de marcas, o mercado de perfumes no Brasil está passando por mudanças rápidas. De acordo com vários especialistas, a categoria possui um potencial significativo de crescimento tanto no varejo quanto online.
O Brasil, o segundo maior mercado de perfumes do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, apresenta características muito específicas. As vendas no país são concentradas principalmente em canais de vendas diretas e lojas de franquias, com destaque para três grandes players: Natura, Avon e Grupo Boticário.
“Uma das vantagens do canal de vendas diretas no Brasil é a personalização, que aproxima o consumidor da marca. As redes de franquias funcionam de forma semelhante e cresceram exponencialmente após a pandemia, incluindo o segmento de perfumaria”, explica Ana Paula Magri, CEO do Grupo Vizcaya, empresa que há mais de 30 anos comercializa marcas internacionais como Montblanc, Jimmy Choo, Coach e Lacoste no mercado brasileiro.
Crescimento acelerado online
As vendas online são um dos canais que mais crescem para a comercialização de perfumes no Brasil. Segundo a Neotrust Confi, especializada em e-commerce, o segmento cresceu 31,5% no primeiro semestre de 2024, liderando o crescimento entre os segmentos de beleza.
“Mais de 70% das vendas online são feitas em sites especializados, como Beleza na Web e Época Cosméticos. Isso é impulsionado pelo aumento de investimentos das marcas e pela influência de mídias sociais e celebridades”, afirma Juliana Lorenzetti, diretora de crescimento da Neotrust Confi.
A marca brasileira Ciclo, por exemplo, está atualmente alcançando um volume de vendas de perfumes online muito próximo ao das vendas no varejo. No entanto,“ na corrida para capturar o interesse do cliente, a principal vantagem do varejo é a possibilidade de testar, tão importante na hora de escolher uma fragrância”, explica Luane Lohn, CEO da marca. A marca está presente em mais de 5.000 pontos pelo país, em lojas especializadas em beleza e lojas de departamento.
A Coty também investiu pesado no varejo brasileiro com marcas de perfumes como Adidas, David Beckham , Gabriela Sabatini e Katy Perry. Pouco mais de um ano após a implantação massiva de sua oferta de fragrâncias lifestyle no país, o grupo ultrapassa 6.000 pontos de venda no país.
Novas oportunidades no varejo
Embora as franquias e vendas diretas permaneçam relevantes, o varejo também apresenta grande potencial. Marcas como a Coty têm investido significativamente, expandindo pontos de venda em farmácias e outros canais. “As farmácias oferecem um ambiente acessível e amplamente conectado, sendo uma estratégia chave para nossos perfumes de estilo de vida”, explica Bruno Wolmer, VP Comercial da Coty Brasil.
Essa diversificação de canais reflete o dinamismo do mercado, que busca se adaptar às preferências dos consumidores brasileiros, promovendo uma experiência multicanal e integrada.
Deixe um comentário