Vendas superaram os R$ 4,49 bilhões em 2023, com elevação de 12,25%

As vendas globais de produtos de pet care, excluindo alimentação e os medicamentos veterinários, atingiram US$ 50,6 bilhões em 2023, com variação de 6,07% em relação ao ano anterior, segundo a Euromonitor International, que prevê crescimento de quase 34% para os próximos 5 anos, devendo ultrapassar R$ 67,8 bilhões em 2028.

Já no Brasil, o mercado de pet care cresceu mais do que o dobro da média global no ano passado. O aumento nas vendas foi 12,25% na comparação com 2022, superando R$ 4,49 bilhões. A previsão da Euromonitor é de que as vendas vão disparar em quase 56% até 2028, totalizando R$ 7 bilhões.

Saúde e bem-estar em alta

A Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação – Abinpet, que ainda não divulgou o balanço fechado de 2023, anunciou em janeiro, com base nos dados compilados até o 3% trimestre, que o segmento pet vet (produtos veterinários) cresceu 16% em faturamento 2023, seguido por pet care (15%), e pet food (10,6%), que representa 78% do faturamento.

Este dado é positivo, pois mostra que, ao passo que a maior parte do faturamento está no pet food, as pessoas estão procurando maiores cuidados de saúde, higiene e bem-estar para seus animais de estimação, que são cada vez mais membros das famílias”, comentou o presidente executivo da Abinpet, José Edson Galvão de França.

Cresce preferência por gatos

Os números mais recentes sobre a população de animais divulgados pela Abinpet, com base em dados da Euromonitor, indicam que os pets já somavam quase 168 milhões em 2022, sendo que a população de gatos é a que mais cresceu (6%). De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os lares brasileiros possuem atualmente um número maior de animais de estimação do que de crianças.

 

Crescimento significativo

Em relatório divulgado no ano passado, a Euromonitor destacou que saúde preventiva dos animais de estimação está se tornando cada vez mais importante. “Pet care no Brasil é um dos mercados mais proeminentes e tem experimentado um crescimento significativo”, avaliou o relatório.

Outro ponto importante apontado pela Euromonitor é que apesar de possuir a terceira maior população de animais de estimação do mundo, uma proporção significativa de donos de animais de estimação no Brasil pertence às classes de baixa renda C, D e E. Por outro lado, a pandemia, que intensificou a atenção dada à saúde humana, também refletiu nos cuidados com os animais de estimação.

Oportunidades de negócios

De olho nas oportunidades que o mercado de pet care oferece, o Grupo Boticário, anunciou em outubro do ano passado sua entrada na categoria, com o lançamento da marca Au.Migos Pets, composta por shampoos, condicionadores, limpadores hidratantes para patas e colônias. “A entrada no segmento pet reforça que nossa expertise em acompanhar as tendências de mercado extrapola a atuação em beleza e cosmética, justamente porque busca inovar na conexão com o consumidor”, afirmou na época do lançamento Renata Gomide, vice-presidente de consumer. “Com a chegada de Au.Migos Pets, vamos nos conectar de uma forma totalmente nova com 7 a cada 10 lares brasileiros”, completou. O mais novo lançamento da marca é o Banho a Seco para cães e gatos.

Higiene bucal sem escova

Mundialmente, muitas marcas têm se destacado no mercado de pet care com produtos que trazem novas soluções para as principais demandas dos tutores. A Skout’s Honor inovou em produtos de higiene bucal para pets, com o lançamento nos Estados Unidos de uma nova linha de oral care “sem escova”. A linha inclui dois Water Additives (manteiga de amendoim + bacon e sem sabor), Oral Gel (manteiga de Amendoim + bacon), Dental Wipes e uma solução Advanced Dental Drops. “Os produtos comprovadamente combatem eficazmente a placa bacteriana e o tártaro e refrescam o hálito rapidamente, oferecendo uma excelente oportunidade para redefinir uma categoria que precisa de uma ‘renovação’ há um bom tempo”, disse Jenny Gilcrest, vice-presidente de marketing.

Poder dos probióticos

Outro lançamento inovador da marca é a Probiotic Grooming and Wellness Skout’s Honor, que conta com shampoo, condicionador e outros itens, que oferecem benefícios dos probióticos tópicos, como aumento das defesas naturais dos animais de estimação contra coceira, odor e queda dos pelos.

Shampoos em pó concentrados

Os Concentrated Shampoos Powder da Alzoo para cães com pele sensível eliminam a necessidade de frascos descartáveis. Basta adicionar água para criar um produto de higiene para cães mais sustentável. O frasco de alumínio reciclado da Alzoo pode ser usado continuamente. O shampoo concentrado é livre de sulfato, corante, parabeno, sabão e crueldade.

Shampoo tonalizante

O Warren London Canine Color, fabricado nos Estados Unidos, é um shampoo colorido com enxágue fácil de usar para cães. Basta lavar o animal com shampoo para obter cores criativas e intensas. A coloração temporária, disponível em oito cores, é  segura e suave para a pelagem do animal de estimação e pode ser usada também em cavalos, gatos, coelhos e outros.

Tratamento antiqueda

A marca polonesa Vet Expert lançou a linha de dermocosméticos veterinários Stimuderm Ultra, composta por shampoo e sérum para cães com queda excessiva de pelos de diversas origens. A fórmula  baseia-se na molécula ACTIVE NTM™, uma substância que estimula o crescimento do pelo, cientificamente comprovado, prolongado a fase anágena e inibindo a catágena, além de fortalecer os folículos pilosos, estimular a microcirculação e o processo de criação de novos vasos sanguíneos

Fonte: https://cosmeticinnovation.com.br/mercado-brasileiro-de-pet-care-crescera-mais-de-55-nos-proximos-5-anos/

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