A empresa brasileira de beleza Natura, proprietária da marca de cosméticos Avon, anunciou o fechamento de sua unidade de distribuição localizada em San Fernando, província de Buenos Aires, como parte de um plano de reestruturação na Argentina.
A decisão implica na demissão de 293 trabalhadores, que foram informados inesperadamente por telefone e foram proibidos de acessar o estabelecimento. Segundo fontes da empresa, citadas pelo portal de notícias local Infobae, os comunicados de demissão já foram enviados.
Em comunicado oficial, a Natura explicou que a medida faz parte de uma estratégia de centralização de suas operações logísticas no país em seu centro localizado na cidade de Garín, província de Buenos Aires.
“O Comitê Executivo da empresa decidiu centralizar as operações logísticas da Argentina no mesmo espaço, replicando o modelo simplificado utilizado em outros mercados latino-americanos. Isto implica no fechamento do estabelecimento San Fernando para concentrar a sua atividade de distribuição em Garín, o que lhe permitirá prestar um melhor serviço ao cliente. A fábrica de Moreno continuará operando como faz desde 1977”, afirmou a empresa.
A empresa disse que está trabalhando para acompanhar os trabalhadores afetados, cumprindo as normas legais vigentes e priorizando o seu bem-estar. Além disso, garantiu que esta reestruturação não afetará as atividades dos revendedores independentes, que comercializam os produtos Avon em todo o país.
Este fechamento insere-se em um processo de ajuste que a empresa vem realizando desde 2021, quando iniciou uma redução progressiva do quadro de funcionários, que foi reduzido de 800 para 300 colaboradores. Em 2023, a Natura iniciou um plano de aposentadoria voluntária como parte dessa estratégia.
O processo de reestruturação coincide com a aquisição da Avon pela Natura em 2020, acordo avaliado em 125 milhões de dólares, através do qual o grupo brasileiro assumiu o comando das operações da marca fora dos Estados Unidos.
A Avon tem uma longa história na Argentina. Iniciou suas atividades no país em 1970 e, em 1977, inaugurou uma planta industrial em Moreno, província de Buenos Aires, para a produção local de seus produtos. Três anos depois, em 1980, foi inaugurado o centro de distribuição de San Fernando, que agora será fechado como parte desta reorganização.
Deixe um comentário