A venda de cannabis nas farmácias ganha fôlego à medida que o mercado nacional se fortalece, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Canabinoides (BRCann). Segundo a entidade, as transações avançaram 80% entre janeiro e setembro deste ano, reduzindo o protagonismo das importações no volume de negócios.
No período, 433,7 mil unidades foram comercializadas, contra 241 mil de 2023. Para a diretora executiva da entidade, Bruna Rocha, dois fatores despontam como principais estímulos para esse avanço. “A oferta de cerca de 30 produtos regulamentados pela Anvisa e os preços mais acessíveis vêm influenciando mudanças no comportamento de consumo”, analisa.
Com movimentação crescente no varejo farmacêutico, o faturamento com a venda do produto para fins medicinais também registrou evolução. Com R$ 163,3 milhões nos primeiros nove meses de 2024, o montante foi 64% superior ao mesmo período de 2023. Para o estudo, a associação usou informações da Anvisa e da IQVIA.
Preços da cannabis nas farmácias democratizaram o acesso
O ganho de terreno da cannabis nas farmácias em função do preço teve início efetivo há cerca de três anos, na visão de Bruna. “Ao longo desse período, identificamos queda de 40% no custo de comercialização. Presentes em cerca de 40 mil farmácias, esses produtos também estão se tornando mais frequentes nos receituários dos prescritores”, avalia. A BRCann estima que, atualmente, 50 mil médicos já indiquem o tratamento à base de cannabis medicinal.
Enquanto o mercado interno se fortalece, o externo ainda cresce, mas em ritmo menor. Até setembro, o avanço foi apenas 13% superior ao de 2023. A queda liga o alerta para um mercado acostumado a dobrar de tamanho nos anos anteriores.
Fonte: https://panoramafarmaceutico.com.br/venda-de-cannabis-nas-farmacias-3/
Deixe um comentário