Um estudo da IQVIA abordou o avanço do faturamento de consumer health ao longo dos últimos dez anos. Os dados revelaram um aumento considerável do volume de negócios desses produtos no varejo farmacêutico, mas apontam que a divisão do bolo ainda é pequena. Nos últimos 12 meses até agosto de 2024, a movimentação total do segmento foi de R$ 103,6 bilhões, mais que o triplo (228,8%) na comparação com 2014.
Entre as indústrias farmacêuticas líderes no volume de negócios dessa categoria, as duas primeiras colocadas do ranking mantiveram suas posições em relação a 2014. A Hypera saltou para a marca de R$ 7,6 bilhões, com um aumento de 170,77%. Já a P&G atingiu R$ 4,9 bilhões, o que correspondeu a um avanço de 158,65%.
A maior popularização do segmento reduziu em cinco pontos percentuais a concentração de mercado. Mas ainda assim, as 15 farmacêuticas com maior fluxo de vendas detêm incríveis 50,09% do faturamento no país.
Faturamento do consumer health há 10 anos
Em 2014, o segmento movimentou aproximadamente R$ 31,5 bilhões, com a Hypera sendo responsável por R$ 2,8 bilhões, seguida pela P&G – com R$ 1,9 bilhão. A soma do faturamento das 15 farmacêuticas mais bem colocadas no ranking, na época, era de 17,5 bilhões, o equivalente a 55,68% do mercado.
O estudo tem como principais destaques as empresas que ascenderam no ranking e garantiram sua posição entre as 15 maiores pela primeira vez no comparativo. Aché, Eurofarma, Haleon, União Química, Kenvue, Nestlé e, na mais alta posição, a Cimed, integram o seleto grupo de companhias que cresceram exponencialmente nesse intervalo.
Fonte: https://panoramafarmaceutico.com.br/faturamento-de-consumer-health/
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