Segundo a Abihpec, o setor atingiu superávit de US$ 80,8 milhões no ano passado, salto de 130,2%, reflexo de US$ 911,2 milhões em exportações, maior patamar da série histórica iniciada em 1997 e alta de 17,4%

O setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC) alcançou superávit de US$ 80,8 milhões no ano passado, o que representa salto de 130,2% em relação ao resultado do ano anterior. O superávit reflete o valor de US$ 911,2 milhões em exportações, recorde desde a série histórica iniciada em 1997, e alta de 17,4% em relação às exportações registradas em 2022. Os dados foram divulgados com exclusividade ao Valor pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).

Entre janeiro e dezembro do ano passado, as importações do setor cresceram 12,1% em relação ao mesmo período de 2022, para US$ 830,4 milhões. Com isso, a indústria brasileira de HPPC movimentou US$ 1,74 bilhão em todo o ano passado, o que representa alta de 14,5% em relação à corrente de comércio internacional de 2022.

O presidente-executivo da Abihpec, João Carlos Basílio, aponta que este é o quarto ano consecutivo de superávit do setor, que exportou produtos brasileiros para 176 países em todo o mundo. O principal parceiro comercial no ano passado foi a Argentina, cujas exportações somaram US$ 166 milhões, alta de 14,4%.

Apesar da crise econômica em curso na Argentina, o que resulta em um nível de exportações “abaixo do potencial” na avaliação de Basílio, o setor segue otimista para 2024 nos mercados interno e externo. “Nós não temos uma concentração das nossas exportações, estamos ampliando cada vez mais os países que compram do Brasil e nossos produtos são aceitos pelos principais mercados”, afirma o executivo.

Os produtos para cabelos foram destaque no ano passado, com alta de 8,9% nas exportações em relação a 2022, somando US$ 200,2 milhões no último ano. A categoria é responsável por mais de um quarto das exportações do setor. A vice-líder em exportações em 2023 foi a categoria de sabonetes, com alta de 26% nas vendas, para US$ 186,6 milhões. Já os produtos de higiene oral somaram faturamento de US$ 95,7 milhões no último ano, alta de 6,3% no comparativo a 2022.

Fonte: https://valor.globo.com/empresas/noticia/2024/01/16/exportacoes-de-produtos-de-beleza-e-higiene-pessoal-crescem-174percent-em-2023-e-atingem-recorde.ghtml

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