A Natura, maior fabricante brasileira de cosméticos, realizou no último dia 18 de março, na sede da empresa em Cajamar, a entrega dos prêmio QLICAR para os fornecedores da empresa que mais se destacaram nos período de 18 meses, entre o segundo semestre de 2012 e o ano de 2013, em 15 categorias. A premiação contou com a presença da diretoria executiva da Natura, incluindo o presidente da empresa, Alessandro Carlucci.
Rodando na Natura há mais de cinco anos, o QLICAR é o programa de avaliação que a empresa de venda direta usa para avaliar e aperfeiçoar a performance dos seus principais fornecedores de materiais produtivos, como matérias-primas e embalagens, de serviços, tecnologia. O programa também avalia as empresas que mais se destacaram em aspectos como inovação e responsabilidade socioambiental. Uma categoria especial, o BIOQLICAR reconhece o trabalho das cooperativas extrativistas que fornecem à Natura insumos naturais, como Cupuaçu e sementes de Maracujá.
Participam do QLICAR os fornecedores que a Natura classifica como “Aliança” e “Estratégico”, uma fração da sua base de cerca de 200 fornecedores. Para defini-los, a empresa avalia em que tipo de mercado os parceiros atuam, se são fornecedores de commodities ou oferecem produtos ou serviços mais específicos, que só aquele fornecedor tem. A essa análise se soma uma visão interna da Natura para aquele fornecedor, levando em conta se o relacionamento se desenvolverá como uma parceria de longo prazo ou de curto prazo, de quão importante ele é para a empresa em termos de estratégia e a posição dele no mercado.
Para fazer a avaliação dos fornecedores, em um programa cujo principal objetivo é promover um aprimoramento constante do fornecedor, a Natura usa uma série de indicadores para avaliá-los, como explica a vice-presidente de Operações e Logística da Natura, Josie Romero: “o processo de análise é baseado em indicadores. Para que o processo seja justo, tentamos tirar ao máximo a subjetividade. Estabelecemos um rol de indicadores e todo o mês, o fornecedor sabe como foi a performance dele dentro dos critérios que foram combinados no ano anterior. Ele sabe qual é o índice de qualidade, de serviço, de inovação, de flexibilidade dele com a Natura. Ele não sabe como está frente aos demais fornecedores, mas ele consegue saber se a performance dele está melhorando”, conta a vice-presidente. “A Natura é um dos nossos maiores clientes e a conquista do QLICAR por dois anos seguidos como a melhor casa de fragrância é um orgulho muito grande, que materializa todo o trabalho que foi realizado junto ao cliente”, acredita Ricardo Omori, vice-presidente de Fragrâncias da Symrise.
Muito mais do que um reconhecimento aos melhores, o QLICAR é uma ferramenta estratégica para a Natura na evolução do relacionamento da empresa com os seus fornecedores. E empresa precisa deles cada vez mais alinhados com a sua visão, seus planos e propostas para sustentar o seu nível de crescimento com base no tripé econômico – social – ambiental. “A Natura cresceu muito nos últimos anos. A complexidade aumentou, as demandas de qualidade e inovação são muito maiores. Cada vez mais a gente quer fazer mais com menos: menos tempo, menos dinheiro e quer mais qualidade, mais inovação.” Para Josie, que está na Natura desde 2010, os fornecedores precisam ser desafiados. “E o melhor jeito de fazer com que a performance de alguém melhore é deixar clara a regra do jogo e dizer o que eu valorizo como cliente para os fornecedores.”
Afinando a banda
Um dos atributos mais valorizados pela Natura é o bom nível de serviço, ou seja, a garantia de que as entregas sejam feitas dentro dos prazos combinados, mesmo quando o tempo de resposta do fornecedor é curto. Por ser uma empresa de venda direta, a quebra de serviço na Natura tem uma conotação muito diferente do que tem para a média de mercado. “Um produto que eu deixo de vender (pela falta de algum componente da embalagem ou da formulação, por exemplo), eu deixo frustrado uma consultora. Por isso, serviço está bem no topo de prioridades para a gente, conta a executiva.
Um aspecto central da estratégia da Natura para melhorar a performance dos fornecedores, especialmente os que são avaliados pelo QLICAR, é a de disponibilizar cada vez mais informações para os seus parceiros. “Não tem nada que a gente não divulgue. Toda a informação que eu tenho – se vai quebrar a entrega, vai faltar produto, se as vendas vão ser superadas – nós disponibilizamos para os fornecedores. Isso tem nos ajudado a atender melhor a demanda, porque eles (os fornecedores) têm a informação no mesmo tempo que eu tenho. Segundo Josie, alguns fornecedores estão tão próximos da empresa, que eles mesmo conseguem saber exatamente quais produtos estão cortando (estão faltando) no CD de Castanhal, em Belém. Com base nessa informação ele pode avaliar se precisa produzir mais”, revela a vice-presidente da Natura.
Hoje as informações são disponibilizadas para os fornecedores de maneira regular, semanalmente. Mas a empresa de venda direta quer ir além e já desenvolve um projeto para permitir que os seus principais parceiros tenham acesso a essas informações online, quase em tempo real. O novo modelo é importante até por conta das peculiaridades do modelo de venda direta, onde não é incomum mudanças drásticas nas vendas (ou nas previsões) de uma semana para a outra. Acessando essa informação ainda quente, para usar um jargão jornalístico, os fornecedores terão mais condições de mobilizar a sua cadeia rapidamente para atender as demandas da Natura.
Outro pilar de sustentação da relação da Natura com os seus fornecedores diz respeito a questão sócio-ambiental. “O que cada fornecedor faz ano a ano para melhorar a sua performance ambiental, quanto ele está investindo em treinamento, nos seus vizinhos, nas escolas do seu entorno, na sua comunidade. Tudo isso é muito importante para nós”, diz Josie. “Estamos muito felizes com o reconhecimento da Natura ao projeto ‘Nosso Mundo Inclui Você’. Esse é um trabalho desafiador realizado com muito esforço e dedicação”, comemora João Luongo, gerente comercial da Antilhas, idealizadora do projeto que gera para presidiários uma oportunidade de trabalho, produzindo sacolas para a empresa.
Cadeia global
Com as vendas internacionais crescendo a passos largos (na faixa de 30% ao ano) e respondendo por 15% das receitas, a Natura aposta cada vez mais na produção local para esses mercados. Por isso mesmo, a empresa está trabalhando para imprimir um olhar cada vez mais global na sua cadeia de suprimentos, buscando fornecedores que possam produzir localmente os ingredientes e componentes dos produtos, entregando os diretamente nos terceirizadores que trabalham para a Natura em outros países. “Estamos desenvolvendo fornecedores locais, não só terceiristas, mas também de base produtiva. Queremos alavancar a capacidade de empresas que têm base no México, na Colômbia e talvez no futuro em outros continentes”, revela a vice-presidente. Além do viés econômico da operação, ela implica em uma redução importante na pegada de carbono da Natura, uma vez que com o fornecimento local, naturalmente ela reduz a emissão de gases que seriam gerados se esses componentes tivessem que ser enviados à partir do Brasil.
Joise lembra que alguns desses fornecedores viram uma oportunidade em atender a Natura, e investiram para atender a empresa dentro das suas rígidas especificações. Mas em alguns casos, o desenvolvimento e o envolvimento dos profissionais da empresa brasileira para desenvolver atores ou segmentos localmente, atinge patamares bem elevados, como no caso do álcool, um ingrediente básico em qualquer artigo de perfumaria. “Os perfumes da Natura têm que ser feitos com álcool orgânico. Mas eu não tenho álcool orgânico na Colômbia, por exemplo. Então eu tenho que desenvolver esse fornecimento localmente.” A executiva e sua equipe estão trabalhando para desenvolver alternativas de fornecimento por lá. “Nós podemos até começar meio torto, mandando álcool orgânico daqui para a Colômbia. Mas a gente sabe que isso não é sustentável.”
Independentemente do local de origem do fornecimento, a Natura tem muito claro os critérios que ela valoriza. E com o QLICAR esses critérios se tornam ainda mais claros, permitindo aos fornecedores uma curva de aprendizado contínuo. Mas além das cobranças, no relacionamento com os seus fornecedores principais, a Natura disponibiliza o seu expertise e recursos para ajudá-los a evoluir. “Temos um time dentro de suprimentos que visita o fornecedor, um time de qualidade que visita o fornecedor, um time de sustentabilidade que visita o fornecedor… tudo isso para também ajudar os fornecedores a melhorar sua performenace em cada um desses quesitos”, explica a executiva da Natura. “Por exemplo, nós temos um programa de qualidade assegurada. E quem participa dele tem que realmente se desenvolver para ter um processo mais confiável de produção, para que o produto chegue aqui na Natura e não seja rejeitado.
Para o gerente de vendas da AB Plast,Sidnei José Pereira, participar de um programa como o QLICAR é fundamental. “Nos últimos anos investimos fortemente nos processos com ênfase em produtividade e inovação. A Natura é uma das principais empresas do segmento cosmético e uma das 10 empresas mais inovadoras do mundo. Ser reconhecido como o melhor fornecedor na categoria de embalagens por ela, faz com que a AB Plast faça parte de um grupo seleto de empresas. A mais de 20 anos que mantemos um relacionamento muito estreito com a Natura, e programas como o QLICAR, Qualidade Assegurada e outros nos fazem amadurecer em conjunto com eles”, diz.
Com base nos bons resultados financeiros e operacionais da Natura, o estreitamento da relação com os fornecedores vai muito bem, o que se reflete na disputa pelos troféus do QLICAR. “A competição é sempre estreita porque a nossa base de fornecimento é muito firme, muito boa e a cada ano ela tenta se exceder, por isso os páreos são bem apertados”, conclui.
Na edição nº 136 de Atualidade Cosmética, você confere uma reportagem especial com a cobertura do QLICAR e a visão e os planos da Natura para aperfeiçoar a sua cadeia de fornecimento global.
Confira abaixo a relação com os vencedores do Prêmio Natura QLICAR 2014:
Materiais produtivos e serviços
Fornecedor de Matérias-Primas: Agropalma
Fornecedor de Fragrâncias: Symrise
Fornecedor de Embalagens: AB PLast
Terceirista Brasil: Grupo Fareva do Brasil
Terceirista LATAM: Just (Argentina)
Transportadora: Dias Entregadora e Patrus Transportes
Operador Logístico: Grupo TPC
Destaque Sociombiental: Antilhas
BioQLICAR (Comunidades fornecedoras)
Maior nota: Cooper-Recca
Maior evolução: Coaprocor
Fornecedores de Tecnologia
Serviços de sustentação: NTT Data
Software: Oracle
iQLICAR
Desenvolvimento de Produto: BASF, pela emulsão a frio
Desenvolvimento de Tecnologia: IAC – Instituto Agronômico de Campinas, pela bioprospecção de ingredientes
Performance Cosmética: Allergisa
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