Apesar da receita e do lucro no quarto trimestre e em todo ano de 2012 terem ficado acima das
expectativas dos analistas, conforme o Portal SM informou ontem (27/2), a Ambev enfrenta um
começo de ano difícil, com vendas mais fracas. A projeção para 2013, quando a empresa pretende
investir R$ 3 bilhões em novas fábricas, centros de distribuição e ampliação da capacidade
instalada, é de uma expansão de cerca de 3% no volume de vendas de cerveja e refrigerantes.
“Quando o Carnaval acontece mais cedo é como se encurtasse o período de férias e isso tem
impacto adverso nos volumes do primeiro trimestre”, disse o vice-presidente financeiro da Ambev, Nelson Jamel. O verão mais ameno, em especial no Sudeste, não ajuda as vendas. Neste ano, a empresa, dona das marcas Skol e Brahma, vai focar no fortalecimento do segmento premium, formado pelas marcas Bohemia, Original, Budweiser e Stella Artois. Também vai expandir o portfólio nas regiões Norte e Nordeste e investir em inovação de embalagens. Em 2013, a Ambev deve seguir a mesma estratégia de 2012, quando as cervejas tiveram aumento de preço de 9,5% – acima da inflação de 6% acumulada nos 12 meses. Além da inflação, o aumento de preços vai considerar custos com distribuição direta, pressão de commodities dolarizadas (40% das matérias-primas) e impostos. As pressões sobre o setor de cerveja em 2013 vão recair sobre todos as empresas e a concorrência vai sentir pressão “igual ou maior que a da Ambev”, disse Jamel. O governo vai aumentar a carga tributária da cerveja em abril e outubro. João Castro Neves, presidente da Ambev, disse que o crescimento do consumo interno no Brasil aliado ao cenário macroeconômico e aos investimentos do governo federal para impulsionar o crescimento do país, vão beneficiar as vendas da empresa em 2013. Para este ano, a Ambev planeja ampliar a distribuição da Budweiser, que tem cerca de 13,1% do segmento premium, e dobrar a capacidade de produção da marca ainda este ano no Brasil.

inf

Fonte: Valor Econômico

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