A Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) informou que as empresas que a entidade representa – as 29 maiores redes de drogarias do País – ultrapassaram em 2013 a marca dos R$ 28 bilhões de faturamento, o que representa um crescimento de 13,84% em comparação com o ano anterior.
O levantamento,desenvolvido pela Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA-USP), teve como destaque o aumento da comercialização de produtos de higiene e beleza, com expansão de 19,17% no confronto com 2012 e 32,51% de participação no volume total de vendas. “Esses números comprovam que os brasileiros procuram mais do que remédios nas prateleiras das farmácias. E atender essa demanda elevou o papel do varejo além de ‘estabelecimentos de saúde’. Hoje, somos fonte de qualidade de vida, bem-estar e conveniência”, enfatiza Sérgio Mena Barreto, presidente executivo da Abrafarma.
O estudo registra também uma ampliação no quadro de funcionários das grandes redes, que empregavam 114,9 mil colaboradores em dezembro do ano passado, 11,67% a mais do que no mesmo período de 2012. “As empresas ligadas à Abrafarma abriram aproximadamente 26 novos pontos de venda por mês em 2013. Obviamente, isso reflete na geração de empregos”, afirma Barreto.
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