Em Maio de 2009 a Chanel inaugurava um modelo de negócios que permitia aos consumidores experimentar, em ambiente exclusivo na Selfridges em Londres, o portfólio de perfumes inteiro da marca incluindo os cheiros Les Exclusifs, que estava previamente disponível apenas nas boutiques Chanel.
A boutique oferecia consultas para fragrâncias personalizadas, eventos de fragrância especiais e palestrantes convidados, lado a lado de fragrâncias em edições especiais e limitadas.
Com o modelo em mente e a atração fatal pelo mercado brasileiro de fragrâncias – primeiro mercado mundial em volume -, a perfumista francesa Fanny Monreau de Menezes e seu marido brasileiro Bruno de Menezes fundaram em São Paulo, em dezembro do ano passado, a Mon Absolu, uma boutique de criação de fragrâncias exclusivas, com aulas e workshops para interessados em ampliar seus conhecimentos em perfumaria e também para executivos do setor e de empresas em geral. “Não poderíamos deixar de perceber uma oportunidade para o nosso negócio no país”, diz a perfumista formada pela Sorbone, com especialização em Grasse.
Assim, depois de alguns meses, a Mon Absolu, ampliou sua trajetória no mercado e adaptou o modelo de negócio às possibilidades do marketing olfativo, com criação de fragrâncias exclusivas para empresas e vai lançar no final deste mês uma fragrância exclusiva para os carros Citröen, que quer com esse diferencial aumentar a sofisticação da marca. “Os perfumes serão aplicados na venda e à cada revisão, como uma forma de estímulo contínuo da marca”, conta Bruno que inaugura assim no país a categoria scent market, que nos Estados Unidos já tem até premiação, com o SMitty Award, em categoria como Uso Mais Inovador em Marketing Olfativo, ou Melhor Campanha de Marketing Sensorial. “Hoje já somos procurados por agências de publicidade e marketing, mas temos muito para caminhar ainda”, diz o sócio-diretor da Mon Absolut.
“É uma atividade da empresa que já está com muita demanda, onde a empresa utiliza o perfume de modo a criar uma ligação emocional entre a marca e seus consumidores”, diz.
Ao longo desses meses, entretanto, a principal atividade da Mon Absolut tem sido os cursos de produção do perfume, com o Atelier Parfumé, com duração de 2 horas e uma pausa para degustação de petiscos franceses. O outro curso é o Atelier Haute Parfumerie, uma imersão mais profunda, de 3 horas ou quatro horas individuais no mundo da perfumaria, com uma pause gourmet, como não poderia deixar de ser numa casa francesa, e regada à espumante. Ambos custam, respectivamente, R$ 590 e R$ 690. No custo, estão inclusas as fragrâncias importadas de Grasse e o frasco de 50 ml de um eau de parfum produzida pelo cliente com 12% de óleos essenciais. A proposta do curso é conduzir os clientes ao desenvolvimento de um verdadeiro Eau de Parfum, com as características do perfil e estilo de cada um deles.
“Ensinamos como sentir, ou a tirar dúvidas quanto à fixação da fragrância, os absolut e também treinamos apenas em florais, qualquer outro interesse específico, além de mensalmente promovermos cursos em grupo para falar dos cheiros em geral, de vinhos, de cafés, que é um outro jeito de treinar o olfato”, conta o jovem casal Monreau de Menezes.
Para a criação a perfumista, que também fez cursos na escola Sinquième Sense, faz uma entrevista prévia com o cliente, explora um pouco de sua história, personalidade e gostos, além do objetivo do perfume – se para o dia ou para noite ou um acontecimento especial.
Ateliê para receber clientes sempre A e nicho scent market
Tudo na Mon Absolut é muito exclusivo, desde a casa, na Rua Normandia, em vias de tombamento, do Vale Presente Perfume Exclusivo que, de acordo com Fanny, está funcionando muito bem entre mãe e filhos, marido e mulher ou do curso com Nicola Barry, mestre em perfumes, para treinar pessoas mais especializadas, em geral profissionais do setor ou apaixonados por perfumaria já bem treinados. Nicola é perfumista independente e cobra a bagatela de 10 mil euros, caso o aluno se interesse por uma criação sua. “Nosso público é sempre “A”, explica Fanny.
“O perfumista é um apaixonado reservado que se expressa só através de aromas”, diz Fanny, ela mesma uma apaixonada, que para gravar a lembrança das fragrâncias, precisa de imagens olfativas, como uma moça com um vestido branco de um tecido bem leve e ao vento, para a essência Muget. Ou uma senhora vestida de maneira clássica e refinada para a essência Chipre e, eventualmente uma descendente sua para o renovado Chipre frutado com ameixa ou pêssego.
No Brasil já houve época em que o consumidor desabituado ao universo da perfumaria de prestígio, comprava compulsivamente todo tipo de fragrância importada para conhecê-las todas ao mesmo tempo. “Sinto que as expectativas em relação aos perfumes entre os consumidores brasileiros estão mais exigentes atualmente”, diz a perfumista. “Há uma preocupação em se expressar de acordo com a fragrância e é aí que nós entramos”.
Para ela há matérias com potencial para o mercado brasileiro, com proporções mais frescas. “Nosso portfólio inclui 120 essências importadas divididas em uma bancada, que se parece com um órgão, com as notas ordenados de baixo para cima entre notas de fundo, notas de coração e notas de saída. Mas temos é claro notas sintéticas e head spaces para as frutas, que são quase só água”, diz.
A Mon Absolut também é procurada para workshops em empresas. “É um bom nicho”, diz Bruno de Menezes, que diz receber contatos de grandes casas de fragrâncias instaladas no país. “Alguns de seus profissionais já fizeram nosso curso”, conta.
Para o futuro Bruno e Fanny vislumbram a possibilidade de treinar profissionais do varejo em cursos adaptados para atendentes e clientes, além de a longo prazo instalarem no país uma franquia de Perfumaria de Nicho para gostos mais sofisticados. Se o modelo funcionar, podemos levar para outras cidades do país. “Algo mais abrangente, mas sem nunca deixar de ser íntimo e exclusivo”, diz Fanny Monreau.
Fonte: http://www.cosmeticosbr.com/conteudo/materias/materia.asp?id=3310
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