As embalagens originais, de oito tipos diferentes, são exclusivas para mel in natura, própolis, spray, bisnagas, kit presente e sache para mel como adoçante e como “barrinha”

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As novas embalagens para mel e própolis desenvolvidas para a Associação Brasileira dos Exportadores de Mel (ABEMEL) ainda não chegaram ao mercado, mas já ganharam um prêmio importante. O projeto embalagem para exportação, desenvolvido pelo escritório de design Muller Camacho, venceu a categoria “Pesquisa” do 24º Prêmio Brasileiro de Embalagem Embanews, referência no setor.

As embalagens originais, de oito tipos diferentes, são exclusivas para mel in natura, própolis, spray, bisnagas, kit presente e sache para mel como adoçante e como “barrinha”. Todas foram criadas no contexto do Projeto Design Export, parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Centro Brasil Design (CBD).

O Design Export – programa da Apex-Brasil e do CBD que apoia empresas brasileiras no desenvolvimento de soluções inovadoras e de bom design voltadas a exportação – ofereceu à ABEMEL consultoria e as ferramentas necessárias para que, junto a um escritório de design, desenvolvesse embalagens inovadoras.

Durante o trabalho foram encontrados materiais, processos, sistemas de tampa e decoração que visam a valorizar os atributos dos produtos apícolas, como o mel e a própolis. Além de fáceis de manusear, as novas embalagens permitem otimização de custos e economia de escala.

Para chegar a este resultado, a equipe de design da Muller Camacho fez intensa pesquisa de campo e levantamento da concorrência internacional, buscando inspiração tanto nos matemáticos da Grécia antiga como no comportamento das pessoas que consomem produtos naturais e se preocupam com a saúde e a qualidade de vida.

Este foi o único projeto setorial realizado dentro do Programa Design Export da Apex-Brasil que envolveu cerca de 40 fornecedores de embalagem, liderados pela agência de design durante seis meses, um tempo considerado recorde para o projeto.

Segundo a Revista Embanews, responsável pela premiação, o objetivo é incentivar e difundir o desenvolvimento e pesquisa de embalagens, processos, design, aplicações, tecnologias, máquinas e materiais que tragam novas perspectivas para a produção e o uso de embalagens.

De acordo com a empresa, o desenvolvimento das novas embalagens faz parte da estratégia da ABEMEL de ampliar mercado no exterior, agregando valor aos produtos apícolas brasileiros, que já são referência de qualidade, explica a gerente executiva da ABEMEL, Flávia Salustiano.O troféu que dá nome ao Prêmio Embanews é uma homenagem ao fundador da Revista Embanews e idealizador do prêmio, Roberto Hiraishi.

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Projeto Realizado pela Wheaton
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Fonte: http://www.embalaweb.com.br/noticias/7078.shtml

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