Setor que conta com mais de 4,5 milhões de empreendedores em sua força de vendas em todo o Brasil cresce 7,2%, revelou o estudo de dimensionamento do mercado de venda direta, realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD).
Não há um número exato de revendedores que atuam no segmento cosmético. Os revendedores sempre foram autônomos e podem hoje representar mais de uma empresa e suas respectivas categorias, que estão cada vez menos delimitadas por empresas de vendas diretas. Uma das maiores empresas de venda direta, a Avon, diversificou suas categorias e hoje suas revendedoras vendem de cosméticos a sapatos, livros e artigos para o lar.
Entretanto, o Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – fez um levantamento que revelou que 80% dos negócios de vendas diretas são dominados pelo setor de cosmético e artigos de perfumaria no Brasil.
De acordo com o estudo, o mercado atingiu R$ 41,6 bilhões em volume de negócios em 2013 – crescimento de 7,2% em relação ao ano anterior. Esse valor é superior ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado do período, que foi de 5,9%.
Além do painel imputado pelas empresas associadas, a ADVB atualmente considera dados de setoriais e balanços de não associadas, estimativas da consultoria SD&W e outras fontes como Bacen e IBGE.
“Podemos encontrar revendedores diretos que veem na atividade sua principal fonte de renda e desenvolvem o negócio em tempo integral, bem como outros que encontram nas vendas diretas um complemento de renda – o aumento do volume de negócios reflete justamente todo o movimento empreendedor de Norte a Sul”, diz Lucilene Prado, presidente da ABEVD.
De acordo com ela, em um ano que a economia brasileira cresceu 2,3%, o mercado de Vendas Diretas no Brasil continua surpreendendo no volume de negócio e produtividade: está na 4ª posição do ranking mundial da World Federation of Direct Selling Associations (WFDSA), atrás apenas dos Estados Unidos, Japão e China.
O Brasil deverá sediar o Congresso Mundial de Vendas Diretas em 2014. Sob o tema central ‘Vendas Diretas: a Rede Social Original’, o evento promoverá a discussão sobre negócios na era digital, convergência de mídias sociais, potencial do segmento mobile, engajamento e mobilização social, ‘empoderamento’ das mulheres com as vendas diretas, assim como as perspectivas para os próximos 10 anos”.
Mais informações sobre o congresso podem ser obtidas em www.wfdsa2014rio.com.
Fonte: http://www.cosmeticosbr.com/conteudo/noticias/noticia.asp?id=3539
Tags: Venda Direta
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