A Tupperware, empresa americana famosa por seus potes plásticos, inicia neste mês as vendas da marca australiana de cosméticos Nutrimetics no Brasil, para substituir a Fuller, introduzida em 2009. “Descobrimos um espaço para cosméticos de maior sofisticação que ainda não estão disponíveis por catálogo”, diz a diretora de marketing Luisa Souza.

Segundo a executiva, faltava aos produtos da Fuller, marca criada nos Estados Unidos e popular no México e Uruguai, diferencial diante de grandes concorrentes locais, como Avon e Natura. A Tupperware é dona de outras quatro marcas de cosméticos: Avroy Shlain, BeautiControl, NaturCare e Nuvó. As maquiagens, cremes e perfumes são vendidos nos mesmos catálogos dos utensílios de cozinha. “Muitas vezes, nossas consultoras também revendem outras marcas. Entre elas, estão marcas de cosméticos. O plano é transformar todas as consultoras Tupperware em Nutrimetics também”, afirma Luisa.

A empresa tem 2,9 milhões de consultoras credenciadas no mundo e o Brasil é considerado um de seus principais mercados, apesar da participação discreta de 1,3% nas vendas diretas totais. A marca cresce há dois dígitos por ano no Brasil há quase uma década, segundo a diretora.

A Nutrimetrics desembarca depois de dois anos de planejamento. A marca está há 45 anos na Austrália e na Nova Zelândia e há dez anos na França. “O momento macroeconômico [do lançamento] não é dos melhores, mas nosso momento interno é muito propício”, afirma Luisa.

O carro-chefe é um óleo nutritivo com semente de damasco, o Nutri-rich-oil, que começa a ser vendido no dia 17, por R$130. Em julho, chegam 35 itens da linha de maquiagem, com batons a R$ 63, além de sombras, rímel e primer, e, em agosto, serão adicionados os perfumes, a R$ 115. Até dezembro, o portfólio alcançará 44 itens. Os produtos serão importados, em sua maioria, do México.

Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD), a categoria de beleza representa 90% das vendas diretas no país, que movimentaram R$ 41,66 bilhões em 2014.

A receita líquida da Tupperware somou US$ 582 milhões no primeiro trimestre, queda de 12% em relação ao ano anterior, pressionada pelo câmbio. O lucro líquido atingiu US$ 29,5 milhões, 44% inferior. O balanço global da companhia traz Argentina, Brasil, China, Estados Unidos, Canadá e África do Sul entre seus principais mercados. Em moeda local, a receita cresceu 46% no Brasil de janeiro a março, sobre igual período de 2014. O início das operações aqui foi em 1976.

A brasileira Natura também controla uma marca australiana de cosméticos de luxo, a Aesop, adquirida em 2012. As vendas são feitas no varejo físico da Austrália, Ásia, Europa e América do Norte.

Fonte: http://www.valor.com.br/empresas/4084982/tupperware-aposta-em-marca-de-cosmeticos-australiana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *