A multinacional de produtos de beleza Coty anunciou nesta quarta-feira uma reestruturação de seus negócios. A companhia deixará de ter duas divisões — uma de “prestígio”, de produtos mais sofisticados, e uma de massa — e passará a ter um modelo construído a partir das categorias de produtos e regiões.

Todas as marcas da Coty serão abrigadas em quatro categorias: fragrâncias, cuidados com a pele, maquiagem e cuidados com o corpo. Os mercados da companhia serão organizados em quatro regiões: América do Norte, Europa, América Latina e o bloco formado por Ásia Pacífico, Oriente Médio e África.

O ex-presidente da divisão de prestígio da Coty, Jean Mortier, ficará responsável pelos mercados globais da empresa. O ex-presidente da divisão de produtos de massa, Renato Semerari, por sua vez, terá sob seu comando categorias e inovação.

Cada uma das regiões será liderada por um vice-presidente sênior. O líder da companhia na América Latina será o franco-italiano Manlio Pizzorni, até então responsável pela divisão de prestígio na França, Itália, Grécia e Oriente Médio.

As áreas de cadeia de fornecimento, financeiro, tecnologia de informação, recursos humanos e jurídico do grupo serão reorganizadas para apoiar as categorias e as regiões. Apesar de não representarem mais duas divisões, a companhia afirmou que manterá a diferenciação de tratamento entre prestígio e massa, para a construção das marcas, o desenvolvimento de produtos e a execução de vendas.

A companhia afirmou que essas transformações devem melhorar a coordenação dos negócios e a alocação de recursos entre canais e mercados, permitindo maior foco nas necessidades de determinado consumidor e varejista de cada região.

No Brasil, a Coty tem parcerias para vender seus produtos com a Jequiti (empresa de venda direta do grupo Silvo Santos), a distribuidora Frajo (controlada pelos donos do grupo Boticário), a RR Perfumes e Cosméticos (do empresário Marcos Rothenberg); e, desde maio, com a multinacional americana Avon.

“Seremos mais orientados ao consumidor, mais afiados na definição de prioridades e na alocação de recursos e mais ágeis, reduzindo duplicações em redundâncias com o passar do tempo”, afirmou, em nota, o CEO da Coty, Michele Scannavini, sobre o novo desenho organizacional da companhia. O executivo continua no cargo.

A Coty vende fragrâncias, cremes e maquiagem em 130 países. Seu portfólio de produtos de beleza e perfumaria inclui marcas licenciadas como Adidas, Calvin Klein, Marc Jacobs, OPI e Playboy.

A multinacional registrou receita de US$ 4,6 bilhões no ano fiscal terminado em junho de 2013. O balanço do último período ainda não foi divulgado. A companhia foi fundada em Paris, em 1904, e hoje tem sede em Nova York.

Fonte:http://www.valor.com.br/empresas/3608382/coty-reestrutura-operacoes-e-separa-negocios-por-categorias-e-regioes

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