Com 1.200 funcionários trabalhando nas duas fábricas de Mogi e Jundiaí, o Brasil é um dos carros-chefe industriais do Grupo Albéa na América do Sul. As perspectivas de desenvolvimento ainda são imensas. A prova é que, nos últimos dois anos, o Grupo Albéa vem investindo no país mais de 10% do faturamento a cada ano. Confira a entrevista com José Filipe, Executive Vice President, Americas.

José Filipe Albéa
José Filipe Albéa

Brazil Beauty News – Brasil, um país onde a Albéa oferece toda a sua linha de produtos e serviços…

José Filipe – Exatamente. Nas duas unidades brasileiras, oferecemos todo o arsenal dos quatro segmentos em que atuamos no setor de embalagens, tubos, embalagens rígidas para cosméticos, bombas, artigos promocionais e acessórios. O setor mais importante atualmente é o de sistemas de bomba, cujos motores são fabricados no Brasil, seguido de perto pelo setor de embalagens para cosméticos – que aliás vem ganhando terreno na empresa, com o crescimento significativo da fabricação de artigos para válvulas de spray e desodorantes.

 

 

Brazil Beauty News – É verdade que o Grupo Albéa cultiva a tradição de oferecer, na América do Sul como em outros continentes, uma ampla gama de produtos, associando diferentes tipos de expertise?

José Filipe – Todos os nossos investimentos industriais seguem esse modelo, e o Brasil não é exceção. Vale lembrar que este ano, como nos anos anteriores, os investimentos representam mais de 10% do faturamento no país. Começamos a traçar esse caminho em 2010-2012, com a transferência de toda a fábrica de embalagens destinadas a produtos cosméticos da unidade de São Paulo para a de Mogi. Em seguida, entre 2012 e 2013, a capacidade de metalização integrada nas duas fábricas foi pura e simplesmente duplicada. Além desses investimentos industriais, apostamos também no treinamento das equipes, a fim de manter a liderança da empresa no mercado brasileiro, onde atuamos desde 2000. Sem esquecer as iniciativas que promovemos no campo da responsabilidade social – segurança dos funcionários, trabalho comunitário e inserção de pessoas em dificuldade. Todos esses elementos são valores que compartilhamos com nossos clientes.

 

Brazil Beauty News – A unidade de Mogi é uma das maiores fábricas do Grupo no mundo. Junto com a de Jundiaí, ela fornece principalmente para o mercado sul-americano, certo?

José Filipe – Sim. Sem dúvida alguma, a fábrica de Mogi é impressionante. Com mais de 55.000 m2, ela é a terceira maior unidade industrial do Grupo Albéa. Cerca de 90% de sua produção, somada à da fábrica de Jundiaí, é destinada a grandes empresas locais – principalmente brasileiras, mas também da Argentina, do Peru e da Colômbia – e a grupos internacionais instalados no continente. Paralelamente, damos suporte às novas marcas, pequenas e médias, que surgem no mercado regional.

 

Brazil Beauty News – O Brasil continua sendo o eldorado do setor de beleza?

José Filipe – Eu não diria eldorado, embora poucos países possam se gabar de ter um mercado de beleza com taxa de crescimento de 5% a 8% ao ano – uma realidade não apenas atual, mas prevista para os próximos 15 anos! Não podemos esquecer que o Brasil tem 200 milhões de habitantes. Perfumes, higiene pessoal e maquiagem são setores em que o crescimento vai se manter firme. Além disso, as redes de distribuição estão se transformando rapidamente. Tudo isso justifica amplamente o empenho e investimento da Albéa no país.

 

Brazil Beauty News – Quais foram os lançamentos dos quais a Albéa participou ultimamente no Brasil?

José Filipe – Recentemente, participamos, entre outros, dos lançamentos da linha Quasar (perfumes e desodorantes) e dos perfumes Make B. (Boticário), além do novo perfume Urbano (Natura) e do novo desodorante da Jequiti.

 

Entrevista concedida a Jean-Yves Bourgeois

 

Fonte: http://www.brazilbeautynews.com/grupo-albea-aposta-no-brasil,135

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