E não é que o Brasil se tornou um grande influenciador na categoria de Beleza e Cuidados Pessoais no mundo? O mercado brasileiro está sendo intensamente estudado, com dados e estatísticas detalhadas, e está influenciando o mercado cosmético internacional, como revela esta pesquisa da agência de pesquisa de mercado Mintel. A nova pesquisa da agência revela que apenas 10% dos lançamentos no Brasil foram de produtos para a pele inspirados pelo estilo de vida da população brasileira, enquanto que 90% desses lançamentos foram feitos em outros países.

Essa influência é detectada principalmente na área de ingredientes, onde informações sobre os produtos destacam as palavras “brasileiro”, “do Brasil”, “originário do Brasil” ou “inspirado pelo Brasil”. A pesquisa revela a extensão dessa influência: a França é o país onde a presença brasileira é mais notada, com 16% dos lançamentos inspirados no Brasil. No Reino Unido, segundo país na lista, esse número é de 14%. Depois, estão os EUA, 12%, e o Japão, com 10% dos produtos inspirados no Brasil.

E parece que a comunicação dos produtos para os cuidados com os cabelos está inspirando o mercado global. Enquanto antes a grande maioria dos produtos capilares lançados, que especificavam o uso de formulações sem sal era encontrada no mercado brasileiro, a idéia se espalha. Em 2011, por exemplo, o Brasil representava 95% desses lançamentos, enquanto 5% vinham dos outros países. Já em 2013, o Brasil foi responsável por 86% das formulações sem sal, e o restante do mundo, por 14%. Em 2014, por sua vez,até agora o Brasil foi responsável por 65%, e o resto do mundo por 35%.

“Tradicionalmente, o Brasil tem sido visto como uma fonte rica de ingredientes naturais, mas hoje ele também se firma como um mercado de beleza inspirador. Misturar elementos da cultura brasileira com frutas populares, como o açaí e o cupuaçu, é uma abordagem atraente para o consumidor estrangeiro. Nos próximos dois anos, a influência brasileira vai ser ainda mais vista já que empresas cosméticas vão estar sob o efeito pós Copa do Mundo e começarão os preparativos para os Jogos Olímpicos, de 2016, “, diz Vivienne Rud, diretora global de insights de Beleza e Cuidados Pessoais, da Mintel.

Enquanto o Brasil mostra o seu papel no mundo como difusor de tendências, o mercado de cosméticos tem espaço para crescer internamente. Por exemplo, o mercado de produtos para a pele é caracterizado por produtos de posicionamentos básicos, como “hidratante”, encontrado em 77% das variantes, e “dermatologicamente testado”, presente em 40% dos itens, contra 66% e 26%, respectivamente, nos lançamentos mundiais. Por comparação, atributos como “iluminador” e”sem parabeno”, populares em todo o mundo, presentes em 25% e 21%, respectivamente, dos lançamentos globais, não entram entre os 10 posicionamentos mais populares no mercado de artigos para a pele no Brasil, considerando os lançamentos entre agosto de 2013 e julho de 2014.

A pesquisa da Mintel também revela que 27% dos consumidores brasileiros usam produtos para a pele do rosto, principalmente para melhorar a textura da pele, 25% para tratar e prevenir a acne e 23% para minimizar a aparição de linhas de expressões e rugas. De fato, o mercado de produtos para a pele vai bem. As subcategorias de Protetores Solares e produtos para o corpo tem um crescimento projetado de, respectivamente 12,5% e 12,4%, entre 2012 e 2016, bem à frente, do setor de Cuidados Faciais (6,3%). Aliás, a área de cuidado facial (com mercado estimado em R$ 2,146 mi) terá suas vendas ultrapassadas pela subcategoria de Proteção solar (R$ 2,177 mi) até o final de 2014.

“Há demanda para posicionamentos mais sofisticados no mercado brasileiro. Dermocosméticos e produtos híbridos, como base com protetor solar e BB e CC creams ganharão, cada vez mais, atributos de proteção, prevenção e personalização avançada, revelando o potencial da categoria de cuidados para a pele do rosto. Enquanto isso, produtos especializados para problemas de pele vão ajudar a expandir o mercado de produtos para o rosto,” diz Vivienne Rudd.

Oportunidades também existem na área de produtos para cuidados com os cabelos, principalmente entre o consumidor masculino. A pesquisa revela que 61% dos homens brasileiros usam xampu diariamente, em comparação com 27% das mulheres e 61% dos homens usam produtos de styling todos os dias, contra 41% das mulheres. No entanto, enquanto 33% dos homens escolheriam produtos específicos para o gênero masculino, apenas 2% dos lançamentos em 2014, no Brasil, foram voltados a esse público.

“As marcas poderiam investir no lançamento de produtos específicos para o consumidor masculino, já que os homens são mais propensos que as mulheres a dizerem que a maioria dos xampus e condicionadores oferece os mesmos resultados, independentemente do preço ou marca, esses lançamentos deveriam se concentrar na conveniência, rapidez e eficácia. Dessa forma, os produtos poderão integrar a rotina diária dos homens”, finaliza Vivienne Rudd.

Fonte:http://www.cosmeticosbr.com.br/conteudo/noticias/noticia.asp?id=3662

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