Inspirados no modelo da multinacional Coty, três sócios brasileiros criaram a Spray Fragrances, com o objetivo de desenvolver perfumes para marcas licenciadas e vender os produtos ao varejo. A empresa nasce como uma divisão do grupo Etilux, distribuidora da marca de alicates Mundial.

A empresa começou a operar há três meses com produtos já existentes no mercado, os perfumes da marca argentina Cannon. Mas os próximos produtos serão inéditos, de acordo com o sócio João Vianna, e desenvolvidos com parceiros no Brasil, Estados Unidos e na China. Até o início de 2014, a companhia levará ao mercado fragrâncias das marcas Impala (de esmaltes da Mundial), Isis Valverde (atriz da Globo), Mustang (carro da Ford) e as infantis Galinha Pintadinha (da Bromélia Produções), Barbie e Monster High (ambas da Mattel).

A Spray vai importar os ingredientes e os perfumes serão envasados por uma fabricante terceirizada no interior de São Paulo. Os perfumes custarão de R$ 34 a R$ 60 e serão vendidos em farmácias, perfumarias e lojas de departamento (como a Renner). A previsão da companhia é chegar a 10 mil lojas em cinco anos, com vendas de R$ 100 milhões.

De acordo com a Euromonitor, as vendas de fragrâncias ao consumidor somaram R$ 12,6 bilhões em 2012, em alta de 25% sobre o ano anterior. As brasileiras Natura e O Boticário e a americana Avon respondem por 70% do total. Metade das vendas são feitas por meio de empresas de venda direta, segundo a consultoria, mas esse canal tem diminuído sua participação, devido ao desenvolvimento do varejo. “Aproveitamos essa transição pela qual o mercado de perfumaria está passando no Brasil, de venda direta para o varejo” afirma Vianna. “Cada percentual é relevante”.

A criação da Spray uniu as diferentes áreas de conhecimento dos sócios. Vianna já trabalhou na Natura e foi sócio de uma rede de perfumaria. Gustavo Dedivits tem experiência em licenciamento de marcas, como a Ford, e David Dayan, diretor da Etilux, em distribuição. Os três investiram R$ 5 milhões de capital próprio nessa primeira fase do negócio.

A Coty – que distribui perfumes de marcas como Adidas, Calvin Klein, Playboy e Beyoncé -, tentou entrar no mercado brasileiro por meio de aquisições, mas terminou por fazer parcerias com a Jequiti, do Grupo Silvio Santos, e com a distribuidora Frajo, controlada pelo grupo Boticário.

Fonte: http://www.valor.com.br/empresas/3266064/coty-inspira-brasileiros-fazer-perfumes#ixzz2eaXh1Jtn

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