A Redução, Reutilização e Reciclagem de embalagens está cada dia mais presente no cotidiano das casas brasileiras
Cada vez mais as indústrias de embalagens se preocupam com a reutilização de suas embalagens e isso teve início com pesquisas que apontavam que os consumidores gostavam das embalagens bem elaboradas e guardavam as mesmas para reutilizá-las de alguma forma ao invés de as jogarem no lixo. As embalagens com atrativos ou com design personalizado eram criadas para se destacarem nas gôndolas dos supermercados, levando os consumidores a escolha do produto também pela sua aparência. Existiram cases de sucessos de embalagens no Brasil, onde grandes marcas criaram produtos personalizados em épocas sazonais ou campanhas promocionais. Como por exemplo, o latão de leite Ninho da Nestle, que tinha como finalidade após o consumo do produto, guardar mantimentos pelos consumidores. Outro case muito lembrado são os copos de requeijão de vidro personalizados com desenhos de personagens e artistas em diferentes designs que levava o consumidor até mesmo a colecionar tais embalagens de vidro. Grandes marcas como Danúbio, Aviação, Itambé e entre outras participaram desta história trazendo embalagens personalizadas em copos de vidro para as prateleiras dos supermercados.
A inovação para os 3R´s das embalagens de vidro é favorável para o mercado. Algumas embalagens de vidro são reutilizadas, porém indevidamente, como por exemplo, as garrafas de vidro do tipo long neck que são utilizadas para armazenamento de bebidas sem marca ou de qualidade inferior ao original da embalagem. A Abividro quer potencializar e apoiar o reaproveitamento de embalagens de vidro, e ir além, criando campanhas e ações específicas para outros fins sociais destas embalagens. Atualmente, a entidade está preparando uma campanha destinada a incentivar a coleta e a destinação de potes de vidro para doação aos 212 bancos de aleitamento materno que beneficiam mais de 170 mil crianças em todo o Brasil. Segundo Ana Paula Bernardes, responsável pelo departamento de embalagens da ABIVIDRO, o leite humano só pode ser armazenado em vidro. O programa consistirá na doação pela indústria vidreira de uma parte das necessidades dos bancos de aleitamento e a campanha destinada a suprir a outra parte, por meio de coleta em bares, restaurantes e cantinas. O lançamento será no próximo dia 19 de maio, Dia Nacional do Aleitamento Materno. “Ao mesmo tempo serão feitos esforços para convencer as maternidades a incluírem um recipiente adequado de vidro nos kits entregues com componentes básicos às parturientes quando vão para suas casas”, explica a executiva.
Fonte: http://www.abividro.org.br/noticias/apenas-3-r%C2%B4s-para-uma-vida-melhor
Deixe um comentário