2012 foi um ano disputado para as líderes do mercado brasileiro de beleza. Essa competição refletiu na participação de mercado das cinco maiores empresas do setor, de acordo com o ranking da consultoria Euromonitor. Turbinada pelo sucesso da linha de cuidados com os cabelos Trésseme, a anglo-holandesa Unilever foi, entre as líderes, quem mais ganhou participação: 1,3 ponto percentual. A norte-americana P&G também teve um ganho importante, de 0,8 pontos percentuais. O contínuo ganho de market share da marca de cabelos Pantene e da linha higiene bucal Oral-B, além das movimentações em torno da linha Wella, contribuiram para o bom momento da empresa. As participações de mercado referentes ao ano de 2011, já aparecem revisadas pela consultoria. A marca O Boticário também manteve um ritmo forte de crescimento, abocanhando 1 ponto percentual a mais de participação.A empresa, quarta no ranking, diminui a diferença para a P&G de 0,3% para 0,1%, em um resultado que não considera as outras unidades de negócios do Grupo Boticário.
Participação (%)
Empresa 2012 2011
Natura 13,4 14,4
Unilever 11,9 10,6
P&G 9,2 8,4
O Boticário 9,1 8,1
Avon 7,1 7,9
Fonte: Euromonitor
Em movimento oposto, a gigante da venda direta Natura, viu seu market share cair em 1 ponto percentual. O sucesso das duas multinacionais no segmento de higiene pessoal, foi justamente um dos motivos que contribuiu para que a Natura perdesse 1 ponto percentiual de market share em relação ao ano de 2011. Com isso, a margem da liderança da empresa com sede em Cajamar, na Grande São Paulo, para a Unilever, baixou de 3,8% para 1,5%. Durante a apresentação dos resultados de 2012, o presidente da empresa Alessandro Carlucci, já havia apontado o aumento da competição e as iniciativas bem-sucedidas das empresas de varejo no segmento de higiene pessoal, como um dos fatores que levaram a companhia de venda direta a perder mercado. Por isso, a empresa está apostando alto no lançamento nacional da linha Natura Sou de produtos de banho e cabelo (ao longo dos últimos meses a marca esteve à venda apenas no interior de São Paulo). Com um conceito bastante diferente e preços agressivos, esse deve ser o maior investimento em um lançamento da Natura neste ano. Outra gigante da venda direta, a Avon também viu a sua participação encolher em 0,8 ponto percentual, um resultado que a operação local da empresa, com os problemas de estrutura resolvidos e mais autonomia para desenvolver produtos localmente, espera reverter. Ao que tudo indica, 2013 tem tudo para ser uma ano de disputa ainda mais acirrada.
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