A japonesa Suntory Beverage & Food se prepara para gastar ao menos 500 bilhões de ienes, ou cerca de US$ 4,9 bilhões, em aquisições ao redor do mundo, segundo o presidente da companhia, Nobuhiro Torii. A ideia é utilizar parte dos recursos da oferta pública inicial de ações da semana passada, além de empréstimos bancários.
O executivo disse ontem que regiões como a África, América Latina e Oriente Médio são as mais atrativas. Ele acrescentou que sua equipe de especialistas em fusões e aquisições já visitaram o Brasil e pretendem ir à África para pesquisar potenciais alvos.
“Acredito que vamos conseguir alocar pelo menos 500 bilhões de ienes sem nos preocupar muito quanto ao nosso perfil de crédito”, afirmou Torii.
O grupo, que engarrafa e distribui produtos da PepsiCo no Japão e controla a Orangina Schweppes, montou uma equipe de fusões e aquisições em janeiro, comandada por um ex-banqueiro do Merrill Lynch. A companhia desenvolveu um apetite por operações do tipo no Sudeste Asiático, tentando capturar o crescimento da região.
Torii disse ainda que cerca de dez bancos de investimentos entraram em contato sobre a possível compra da divisão de bebidas da GlaxoSmithKline, por exemplo, que inclui as marcas Lucozade e Ribena. “São boas marcas”, comentou, sem revelar se tem interesse ou não nos ativos da britânica.
Segundo o executivo, um dos elogios que a empresa recebeu durante o processo de IPO foi referente à boa política de fusões e aquisições. Mas investidores estrangeiros se mostraram preocupados com transações futuras, nas quais o grupo pode pagar um prêmio alto demais.
Fonte: http://www.valor.com.br/empresas/3192564/suntory-avalia-aquisicoes-no-brasil
Deixe um comentário