Para os brasileiros, o hábito de usar perfume já se tornou um ritual diário. Dados recentes da pesquisa Mintel apontam que 90% dos brasileiros possuem produtos e 84% os usam todos os dias. Esse cenário coloca o país na liderança mundial em vendas e volume no segmento; e a expectativa é que o mercado atinja US$5,1 bilhões em vendas em 2017.
Com toda essa explosão de fragrâncias, a atenção do consumidor brasileiro é altamente disputada e os fabricantes não medem esforços na busca de diferenciais. E a embalagem é uma das principais armas nessa disputa. O Brasil é hoje o país com o maior índice de customização nas embalagens de perfumes em todo o mundo. São novos tipos de válvulas, sprays, tampas exclusivas com novos desenhos e formas, cores diferenciadas, aplicação de materiais inovadores e até mesmo spray caps – onde a própria tampa é o atuador do perfume.
O consumidor brasileiro já percebe os diferenciais e o valor agregado em cada novo perfume que chega ao mercado e a cadeia de fornecedores desenvolve-se cada vez mais para atender aos anseios dos fabricantes de perfumes. A customização procura atender também aos novos padrões de produtividade e reciclagem de materiais que colocam o Brasil na vanguarda.
Eduardo Scalese, da MWV, fabricante de válvulas dispensadoras e sprays para o segmento de Beauty & Personal Care, aponta o Brasil como o mercado mais interessante para o desenvolvimento de novos projetos. “Estamos cada vez mais envolvidos com nossos clientes desde o começo da criação dos novos perfumes e conseguimos oferecer soluções criativas e customizadas que vão atender ao perfil consumidor específico de cada produto”, explica.
A importância dessa customização pode ser verificada com o levantamento realizado em 2014 pela MWV, que mostra que 88% dos consumidores consideram o spray do perfume como item essencial para a tomada da decisão de compra.
O spray estabelece uma conexão emocional com o consumidor e ele percebe as diferentes nuances. Daí, para cada perfil pode-se indicar um tipo específico de spray, que produzirá experiências diferentes na utilização da fragrância. “Há mulheres que gostam de perfumar-se passando por uma ‘nuvem’ de fragrância, enquanto outras têm o hábito de levar o frasco na bolsa e aplicar o perfume várias vezes ao dia, nesse caso é necessário um spray discreto e suave”, explica Scalese. “Já os homens apreciam um spray curto e eficiente”, completa. Diversas variações são possíveis, desde sprays suaves e discretos a dispersões finas e poderosas.
Isso demonstra como toda a cadeia fornecedora tem se especializado para oferecer altos índices de customização e atender às exigências do consumidor, alavancando um segmento que cresce com taxa média anual de 15% nos últimos cinco anos e promete manter-se na liderança mundial por muito tempo ainda.
Deixe um comentário