Turma inaugural deve iniciar as aulas no primeiro semestre de 2016
A ABIVIDRO, o CeRTEV (Center for Research, Technology and Education in Vitreous Materials) e o Centro Paula Souza anunciam a criação do Curso Técnico em Vidros nas escolas Técnicas Estaduais – ETECs de São Paulo. A parceria entre as três instituições para a estruturação do curso foi iniciada em 2014. Este curso que tem início previsto para o começo de 2016 será a primeira formação técnica voltada exclusivamente para vidros em toda a América Latina.
O projeto nasceu com o objetivo de formar mão de obra qualificada para as indústrias do setor e difundir o conhecimento sobre vidro. Durante o curso, serão transmitidos conhecimentos sobre processos de fabricação, propriedades do vidro, química, física e segurança no trabalho, entre outros tópicos importantes para a formação de um profissional capacitado para atuar nesse setor.
O curso será dirigido para jovense trabalhadores que querem ingressar neste setor produtivo e também para funcionários já contratados da indústria que pretendem aprimorar e ampliar seus conhecimentos na atividade. Ao final do curso, os técnicos estarão aptos a trabalhar tanto na área quente das indústrias de vidros, como também nas transformadoras do material.
Histórico e próximos passos do projeto
O projeto para a criação do curso começou em 2014, quando as equipes da ABIVIDRO e do Centro Paula Souza identificaram a carência desse tipo de formação específica. A partir desse ponto, o Centro Paula Souza e as indústrias de vidro se dedicaram a formular quais disciplinas e conhecimentos seriam importantes para os estudantes.
A formação da equipe de professores está a cargo do Centro Paula Souza. Entre os dias 22 e 25 de abril de 2015 o Centro ofereceu um curso para os profissionais selecionados, que contou com uma visita a fábrica da Verallia, empresa do Grupo Saint-Gobain que atua no desenvolvimento e na fabricação de embalagens de vidro.
Para os próximos meses, as ações previstas serão desenvolver a estrutura dos laboratórios e organizar os materiais didáticos que serão utilizados no curso. A turma inaugural do curso deve iniciar as aulas no primeiro semestre de 2016.
Informações Gerais sobre o curso
Nome do curso: Habilitação Profissional de Técnico em Produção de Vidro.
Carga horária: 1200 horas distribuídas durante um ano e meio de curso.
Período: Noturno
Quem pode cursar: pessoas com ensino médio completo ou cursando, no mínimo, a 2ª série do ensino médio.
Deixe um comentário