A mudança na estratégia das marcas internacionais de luxo gerou um fenômeno que já pode ser sentido pelo consumidor: os preços estão caindo. Empresários estimam que a queda nos valores cobrados por bolsas, sapatos e outros itens chega a 30%, em relação ao que se cobrava há cerca de um ano. É o caso da grife Salvatore Ferragamo, que recentemente encerrou o contrato de licenciamento no Brasil para instalar uma operação direta, tendo à frente o executivo Fábio Gianni, diretor-geral para o mercado sul-americano. “Acreditamos que, com preços próximos aos praticados no exterior, e com maior investimento em marketing, as vendas possam crescer entre 30% e 50% no Brasil”, diz ele.
“Cerca de 3% dos clientes da grife, mundialmente, são brasileiros”, diz Gianni. “Queremos continuar a atendê-los da melhor maneira possível.” Para isso, as três lojas da grife instaladas nos shoppings Iguatemi, Cidade Jardim, em São Paulo, e no shopping Leblon, no Rio, foram fechadas temporariamente para se adequarem aos padrões mundiais. Somente o ponto da rua Haddock Lobo, no bairro paulistano dos Jardins, permanece aberto – sendo operada pelo antigo franqueado por mais seis meses. As próximas expansões previstas são para Brasília e Curitiba.
O mix de produtos vai crescer, diz o executivo, para ficar alinhadas às lojas do exterior. A previsão é que os pontos estejam em funcionamento até o final deste mês. Quando operava via franquia, os preços dos da Salvatore Ferragamo chegavam a ser entre 50% e 100% mais caros que no exterior, o que desestimulava a compra. Mas agora a queda nos preços não será um problema. “Estamos mudando o conceito no varejo e vamos ganhar no volume das vendas”, diz Gianni. Boa parte dessa venda será feita em parcelas.
“No Brasil, 80% das vendas no cartão de crédito são parceladas em, no mínimo, três vezes.” Vender produto de luxo em suaves prestações também é política adotada pela varejista Sephora. No Brasil, o perfume 24 Faubourg Eau de Toilette, da grife francesa Hermès, custa R$ 365. Na Sephora dos Estados Unidos, o mesmo vidro de 50 ml sai por US$ 102, pouco mais de R$ 200. Mas aqui, o consumidor pode pagar em até 12 vezes.
Fonte: http://newtrade.com.br/noticia/produto-de-luxo-esta-mais-barato-no-brasil
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