Distribuidores de produtos para o varejo farmacêutico acreditam que as vendas de cosméticos e outros produtos de higiene e beleza em farmácias podem subir acima de 10% neste ano.
Pesquisa realizada pela Associação Brasileira dos Distribuidores dos Laboratórios Nacionais (Abradilan) apontou que 51,7% acreditam que as vendas podem subir de 11% até 30% enquanto outros 26,7% antecipam alta acima de 40%. A Associação destaca que vêm crescendo os gastos de brasileiros com produtos do segmento nas farmácias.
O Brasil é hoje o terceiro maior mercado global de produtos do gênero, tendo gasto US$ 42 bilhões no ano passado, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).
Nos últimos 17 anos, o crescimento médio de faturamento desse setor, considerando vendas em todo tipo de varejo, tem sido de 10%. No varejo farmacêutico, porém, market share alta é maior.
De acordo com dados da empresa de pesquisas Nielsen, o market share das redes de drogarias e farmácias nas vendas de cosméticos e itens de higiene tem crescido gradualmente enquanto cai a participação das vendas por parte dos supermercados. Dados fechados do ano de 2012 indicam que grandes redes e farmácias independentes responderam por 33,4% desse consumo, ganho de 0,6 pontos porcentuais ante 2011 e de 5,9 pontos porcentuais desde 2007.
Durante o ano de 2012 as vendas de itens associados à perfumaria corresponderam , por exemplo, a 29,7% do faturamento da Raia Drogasil, maior rede de varejo farmacêutico brasileira. O total de R$ 439,5 milhões em vendas representou crescimento de 19,4% ante o ano anterior.
Fonte:http://www.cosmeticosbr.com.br/conteudo/noticias/noticia.asp?id=3328
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