O lucro líquido atribuível aos acionistas controladores da varejista de viagem Dufry subiu 19,4% em 2012, chegando a R$ 253,3 milhões, informou hoje a companhia suíça em seu balanço em português. O avanço veio com a alta do faturamento no período, apesar de os custos e as despesas também terem crescido. De janeiro a dezembro, a empresa registrou uma receita líquida de R$ 6,58 bilhões, aumento de 31,4%. O maior volume foi observado no segmento de perfumes e cosméticos, que apresentou R$ 1,73 bilhão em vendas — 40% a mais. Logo em seguida, aparecem alimentação, que subiu 36,4% para R$ 1,1 bilhão, e vinhos e bebidas alcoólicas, com R$ 1,08 bilhão, incremento de 36%. Todos os produtos comercializados pela Dufry em aeroportos, portos e cruzeiros venderam mais. Mas os itens menos significantes no balanço continuaram sendo os produtos eletrônicos. O faturamento foi de R$ 197,7 milhões (3,1% do total), uma alta de 27,3%. Ao mesmo tempo em que teve uma receita maior, a Dufry também viu seus custos subirem 29,2%, para R$ 2,71 bilhões. As despesas comerciais avançaram 31,7%, atingindo R$ 1,45 bilhão, enquanto os gastos com pessoal cresceram 29,9%, alcançando R$ 989,5 milhões. A suíça desconsidera alguns resultados operacionais em seu lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês). O indicador ajustado chegou a R$ 990,6 milhões. O aumento, frente a 2011, foi de 39,8%. Já o resultado antes de juros e impostos ficou em R$ 574,4 milhões, incremento de 41,6%. Além do avanço expressivo dos custos e despesas, o nível maior de impostos sobre o resultado nos 12 meses também impediu uma alta mais relevante do lucro líquido. As provisões destinadas ao tributo foram de R$ 82 milhões em 2012, ou 51,3% a mais.
Fonte: Valor Econômico
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