O mercado de fragrâncias no Brasil – que já é o mais valioso no mundo – deverá continuar crescendo rapidamente, ajudado por uma ampla base de consumidores, pelo comportamento de busca de experiência dos consumidores e por uma população jovem e com cada vez mais poder de compra, segundo a empresa de pesquisa Canadean.

De acordo com a agência, o consumo elevado em volume per capita faz do Brasil o mercado mais valioso do mundo. Em 2013 o Brasil já foi o mercado de fragrâncias mais valioso do mundo, no valor de mais de US$ 6 bilhões. O resultado do alto consumo per capita tem base nos hábitos de consumo dos brasileiros que usam, em média, três vezes mais fragrâncias, em volume, do que os consumidores nos Estados Unidos, o segundo mercado mais valioso, relata a Canadean.

De acordo com o relatório, não se trata apenas do consumo elevado de fragrâncias, os brasileiros usam altos volumes de fragrâncias e frequentemente estão buscando novas experiências com fragrâncias novas e diferentes. Enquanto isso a população do Brasil é jovem e tem cada vez mais poder de compra.

O consumo de fragrâncias no Brasil é amplo, o que significa que os fabricantes têm uma variedade de grupos de consumidores e posicionamento de preços, disse a Canadean. Por exemplo, de acordo com a Canadean os homens desempenham um papel de destaque no mercado de fragrâncias no Brasil, consumindo 48,7% de fragrâncias em volume. Além disso, os consumidores mais pobres, 50% das famílias, consomem quase tanto como os consumidores de fragrâncias mais ricos.

Como resultado, a empresa de pesquisa de mercado previu que há oportunidades tanto para fragrâncias populares quanto para fragrâncias finas. A Canadean rastreou a influência de 20 motivações de consumo, quando os brasileiros selecionam que fragrância usar.

A pesquisa revela que 25,5 % do consumo por valor é o resultado de consumidores que procuram afirmar visões particulares de feminilidade ou masculinidade, incluindo o uso de fragrâncias para quebrar deliberadamente estereótipos de gênero. Enquanto isso, o desejo dos consumidores de experimentar novos cheiros é a motivação principal por trás do consumo de pouco menos de um quarto de todas as fragrâncias no Brasil em termos de valor, além disso, o desejo de autoindulgência também é importante.

Estas motivações vão impulsionar o crescimento futuro no mercado, disse a Canadean, com os brasileiros que através da autoindulgência, criam oportunidades para novos lançamentos de produtos que incentivam os consumidores a se darem prazer com novas combinações de perfume.

O relatório também observou que quase 100 milhões de pessoas, metade da população total do Brasil, está na faixa etária entre 16 e 35 anos. São consumidores que usam fragrâncias com mais frequência do que os consumidores de outras faixas etárias. Adicione-se a isso o seu crescente poder de compra – a renda per capita no Brasil cresceu mais de $ 4.000 entre 2007 e 2012 – e ,segundo o relatório, os jovens brasileiros vão impulsionar o rápido crescimento no mercado.

 

Fonte: http://www.abre.org.br/noticias/mercado-brasileiro-de-fragrancias-continuara-com-crescimento-rapido/

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