Após quatro anos brigando na Justiça contra a Diageo, fabricante do uísque Johnnie Walker, a cachaçaria mineira João Andante perdeu o processo administrativo aberto no Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual) e passa a se chamar apenas Andante.
O problema encontrado foi que “João Andante” é a tradução literal para o português de “Johnnie Walker”. E a marca ainda utiliza um personagem semelhante ao que está nos rótulos do uísque. Na prática, a marca brasileira é uma paródia da inglesa.
Assim, foi necessário mudar também a identidade visual da cachaça mineira. “Descaracterizamos os elementos da nossa identidade visual, mas buscando manter o carisma que conquistamos”, afirma Magno Carmo, um dos sócios da empresa que fabrica a agora renomeada Andante.
O sabor, diz o sócio, não mudou. Antes, a cachaça era produzida em Passa Tempo, no oeste de Minas Gerais, e, nesta nova fase, passa a ser preparada em Papagaios, na região metropolitana da capital Belo Horizonte. A nova estrutura está preparada para produzir 10 mil litros de bebida por mês, contra 4 mil da antiga unidade.
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