Uma nova pesquisa da Mintel, fornecedora global de inteligência de mídia, consumidor e produtos, revela que o Brasil foi responsável por 9% dos lançamentos de produtos capilares no ano passado em todo o mundo, à frente do Reino Unido (8%) e os EUA (7%).
O mercado de cuidados para o cabelo, do Brasil, tem um crescimento projetado anual de dois dígitos ao longo dos próximos quatro anos, devendo chegar a um valor estimado de R$ 12,45 bilhões em 2017. Em 2013, a Mintel estima que somente os mercados de xampu e condicionador tenham sido avaliados em US$ 2.9 bi. Por sinal, o uso de xampus no Brasil é um dos mais elevados no mundo, com uma penetração de 91% – igual à França (91%) e maior que na Espanha (90%), Itália (90%) e Reino Unido (89%), apenas a Alemanha tem uma penetração um pouco maior (92%).
Christopher Lindsley, analista global de cuidados para o cabelo da Mintel, afirma: “O mercado brasileiro de produtos para o cabelo é forte e estabelecido, sendo responsável por mais lançamentos que qualquer outro país em 2013. Alavancado por um consumidor de hábitos desenvolvidos, o mercado local é arena para o desenvolvimento de produtos pouco vistos em outras partes do mundo. Em relação ao futuro, o desenvolvimento de posicionamento antienvelhecimento pode agregar valor à categoria, enquanto as campanhas podem focar na diversidade étnica do país, com posicionamentos regionais específicos”.
No Brasil, 39% dos consumidores dizem que usam condicionador sem enxágue, o que demonstra uma alta penetração, quando comparado com mercados como a França, onde 11% dos consumidores dizem usá-lo e no Reino Unido, com o uso de apenas 10%. Além disso, 75% dos consumidores brasileiros dizem que usam condicionador com enxágue, em comparação com apenas 31% dos franceses e 59% dos consumidores do Reino Unido.
Os posicionamentos de hidratante e anticaspa são os mais populares, com cerca de 35% e 31% dos consumidores brasileiros procurando, respectivamente, por esses produtos. Assim, 50% de todos os produtos para cuidados de cabelo, que chegaram ao mercado brasileiro em 2013, trouxeram o posicionamento de hidratante, em oposição a apenas 29% dos lançamentos capilares globais.
De acordo com dados auditados pela Mintel, em 2013 foram lançados 1.171 produtos para cabelos no Brasil, sendo que xampus foram o que apresentaram o maior número de lançamentos, seguidos por produtos para tratamento de cabelos em segundo lugar, condicionadores (3º), tinturas (4º) e modeladores/fixadores (5º).
A L’Oréal foi a empresa que mais lançou produtos no período, seguida pela Garnier na segunda colocação, Procter & Gamble (3º), Unilever (4º) e Natura (5º).
O frasco foi a embalagem mais utilizada no período, seguido por tubos/bisnagas em segundo lugar, pote (3º), tottle (4º), caixa de cartão (5º), aerossol (6º), stand-up pouch (7º) e sachê flexível na oitava colocação.
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